quinta-feira, 25 de junho de 2009

PÉROLAS E LIÇÃO DE VIDA...........

PARDAL DÁ UMA LIÇÃO DE VIDA:

ERA UMA VEZ UM PARDAL CANSADO DA VIDA. UM DIA, RESOLVEU SAIR VOANDO PELO MUNDO EM BUSCA DE AVENTURA. VOOU ATÉ CHEGAR NUMA REGIÃOEXTREMAMENTE FRIA E FOI FICANDO GELADO ATÉ ELE NÃO PODER MAIS VOAR E CAIU NA NEVE. UMA VACA, VENDO O POBRE PARDAL NAQUELA SITUAÇÃO, RESOLVEU AJUDA-LO E FEZ COCO EM CIMA DELE.AO SENTIR-SE AQUECIDO E CONFORTÁVEL, O PARDAL COMEÇOU A CANTAR, UM GATO OUVIU O SEU CANTO E FOI ATÉ LÁ, RETIROU-O DA MERDA E COMEU-O.MORAL DA HISTÓRIA:1) NEM SEMPRE AQUELE QUE (CAGA) EM CIMA DE VOCÊ É SEU INIMIGO;2) NEM SEMPRE AQUELE QUE TIRA VOCÊ DA (MERDA) É SEU AMIGO;3) DESDE QUE VOCÊ SE SINTA QUENTE E CONFORTÁVEL, MESMO QUE ESTEJA NA "M..." CONSERVE SEU BICO FECHADO;4) QUEM ESTÁ NA "M...." NÃO CANTA

HISTORIA E VIDA DOS BRASIGUAIOS NOS DIAS DE HOJE

HISTÓRIA E VIDA DOS BRASIGUAIOS NOS DIAS DE HOJE
A ação colonizadora das missões jesuíticas e o longo isolamento político do Paraguai depois da independência conferiram ao país um caráter étnico peculiar.[1]
Com área de 406.752 km territorial, relevo favorável para a agricultura em três/quartos de seu território, com temperaturas tropicais e precipitação pluviométrica boa, rios caudalosos e piscosos cortando o país, com um pântano (chaco) com diversidade de espécies e indivíduos em sua fauna e flora, a população paraguaia descende da mestiçagem entre índios guaranis e os conquistadores espanhóis.
A mais homogênea da América Latina, do ponto de vista étnico, a imigração sempre foi escassa e restritas a pequenas colônias de agricultores japoneses e de membros de seitas protestantes procedentes da Europa central (melonitas) e do Canadá, foram plenamente assimilada. A população indígena pura é representada por pequenos grupos humanos dispersos pela região do Chaco.
No período de pós-guerras a população paraguaia ficou a menos de 200.000 na década de 1870. Nas décadas seguintes o crescimento, contudo, foi muito alto, duplicando-se várias vezes o número de habitantes, além das perdas ocasionadas por nova guerra na década de 1930 e pelo êxodo é representativo com centenas de milhares de paraguaios migrando para o Brasil e Argentina. Mesmo assim manteve elevado o crescimento demográfico no final do século XX.
Séculos antes dos primeiros exploradores europeus chegarem ao território, hoje Paraguai, a região situada entre os rios Paraguai e Paraná estava ocupada por tribos guaranis seminômades, que habitavam aldeias fortificadas. O Gran Chaco, por sua vez, era percorrido por grupos nômades, como os guaicurus, que com freqüência atacavam os guaranis.
Os primeiros europeus foram membros da expedição portuguesa de Aleixo Garcia foi em 1524. Em agosto de 1537, o espanhol Juan Salazar de Espinosa construiu, numa colina próxima ao rio Paraguai, o forte de Nossa Senhora Santa Maria da Assunção, futuro centro de irradiação dos conquistadores. A população guarani muito amistosa propiciou um rápido processo de mestiçagem.
No início do século XVII, os jesuítas começaram a tarefa de evangelizar os guaranis[2]. Durante um século e meio os jesuítas dedicaram-se a esse trabalho e organizaram 32 missões com arquitetura européia, povoados que abrigaram mais de cem mil índios, tornando-se um estado paralelo e próspero na produção agrícola e artesanal, forças armadas e autônomas frente aos governadores de Assunção.[3]
A concorrência daquelas comunidades e os que desejavam apoderar-se tanto de seus territórios como da mão-de-obra guarani deram início a uma guerra entre os proprietários de terras de Assunção e os jesuítas no período 1721 a 1735. Agora, poder dos jesuítas despertou temores na própria corte espanhola, que em 1750 num acordo com a coroa portuguesa, dividir o território das missões. Os jesuítas foram depostos em 1757 pelos exércitos portugueses e espanhóis. A Companhia de Jesus foi afastada e as missões transferidas para os franciscanos, que frustraram deixando os guaranis nas mãos dos senhores de terra ou se isolaram.[4]
Em 12 de outubro de 1813 foi declarada a independência do Paraguai. Yegros e o Dr. Francia foram designados cônsules durante um ano e, ao final do período, uma nova junta nomeou Francia ditador supremo da república, por cinco anos. Em 1816, declarado ditador perpétuo, Francia ocupou o cargo até sua morte, em 1840.
Carlos Antonio López, foi nomeado presidente em 1844, ano em que se promulgou a primeira constituição do país, que consagrava um regime presidencialista. Ante as ameaças expansionistas de seus poderosos vizinhos, Carlos Antonio López declarou a militarização da sociedade. Foram abertas estradas de ferro, linhas telegráficas, uma frota fluvial de guerra, poderosos fortes e uma rede de hospitais militares.
López morreu em 1862 e foi substituído por seu filho, Francisco Solano López, que, durante a guerra do Paraguai foi morto em 1º de março de 1870, pela cavalaria brasileira que atacou as forças paraguaias em Cerro Corá. A guerra do Paraguai foi uma das mais sangrentas já travadas nas Américas.
O país foi-se reconstruindo, ao mesmo tempo em que se formavam dois grandes partidos políticos, o Liberal e o Colorado. Mudanças de governo e golpes de estado foram freqüentes. Os colorados, que se consideravam herdeiros do patriotismo de Solano López governaram de 1887 a 1904, quando uma revolta deu o poder aos liberais. Estes o conservaram por três décadas.
Em 1936, oficiais conduzidos ao poder pela revolução empreenderam uma reforma agrária e adotaram uma série de medidas de estatização da economia. Três anos depois, as eleições foram vencidas pelo general Estigarribia, morto em acidente aéreo em setembro de 1940, foi substituído pelo general colorado Higinio Morínigo, um governo, conservador, que motivou uma revolta dos liberais em 1947. Morínigo foi destituído por seu próprio partido. Depois de um período de instabilidade, o general Alfredo Stroessner, com o apoio do Exército e dos colorados, foi nomeado presidente em 1954, posto que conservou em sucessivas eleições. Durante seu governo militar perseguiu e eliminou e encarcerou muitos desafetos.[5]
Vinculado ao Brasil, o Paraguai, na segunda metade do século XX, iniciou um período de crescimento econômico baseado na afluência de capitais[6], com a realização de grandes obras públicas. Stroessner também abriu as fronteiras para a migração e oferecendo incentivo, “proteção” com contratos de arrendamento e dos créditos agrícolas durante a década de 1980, como parte do acordo feito com o governo brasileiro por causa da construção da ITAIPÚ INTERNACIONAL levando cerca 400 mil de brasileiros a tentar a sorte em seu país nos departamentos de Alto Paraná, Canindeyu, Amambay principalmente.
Stroessner foi último ditador da América Latina e foi destituído em 3 de fevereiro de 1989 [7] por um movimento militar encabeçado pelo general Andrés Rodríguez, e asilou-se no Brasil. Rodríguez foi eleito presidente. Em maio de 1993, Juan Carlos Wasmosy, do Partido Colorado, foi eleito presidente.
Após a queda do presidente Alfredo Stroessner muitos pequenos agricultores brasileiros que havia investiram mal seus recursos ou vencera o arrendamento de terras e por grande número de fatores (pressões políticas e populares) ficaram isolados ou voltaram para o Brasil especialmente em dois departamentos Alto Paraná, Canindeyu, maiores alvos dos imigrantes brasileiros[8] que praticavam a agricultura de subsistência.
Uma nova constituição, promulgada em 1992 para substituir a de 1967, estabelece como forma de governo a democracia representativa. O presidente e o vice-presidente são eleitos pelo voto popular direto, para um mandato de cinco anos, sem possibilidade de reeleição, e governam assessorados pelo Conselho de Ministros. O poder legislativo é bicameral, com o Congresso formado pela Câmara dos Deputados, de 80 membros, e pelo Senado, de 45, eleitos em ambos os casos para um período de cinco anos, por voto popular. O voto é obrigatório para todos os cidadãos maiores de 18 anos. A Corte Suprema de Justiça é a mais alta instância do poder judiciário. Compõe-se de 9 membros nomeados pelo presidente, e tem o poder de declarar a inconstitucionalidade de leis. O Paraguai divide-se em 17 departamentos, cada qual administrado por um governador eleito, além da capital. O sistema financeiro do país é dominado pelo Banco Central do Paraguai, emissor do guarani, a moeda nacional.
Na educação poucas mudanças foram realmente sentidas, dificuldades advindas da baixa qualidade do ensino público, oriundo do tempo da ditadura. Na tentativa para ajustar-se às políticas internacionais tem esbarrado na falta de mão de obra especializada o Paraguai e a pouca participação governamental na busca por incentivos internacionais[9] .
Como em toda América Latina no pós-guerra sofreu tanto no âmbito político, econômico e social influência ideológica na qual o capitalismo selvagem se impôs sob os ideais socialistas. Neste contexto o Estado institui políticas compensatórias para o fortalecimento do capitalismo.
Instituem-se no Paraguai como na América Latina os regimes ditatoriais, se instalando através da censura, da repressão, violência. Tal ideologia foi incutida através das instituições escolares as quais eram obrigadas a seguir as normas por meio de leis que contrariavam os direitos básicos de cidadania.
Nas décadas de 80 e 90 deu-se a redemocratização que trouxe consigo uma reformulação das constituições de cada pais, reformulando as políticas públicas setoriais[10]. Houve avanços significativos porem com diferentes intensidades no âmbito político, econômico e social[11]. Embora no Paraguai a educação primária seja obrigatória e gratuita entre 7 e 13 anos de idade, a escolaridade não cobre toda a população infantil, situação semelhante em quase toda América latina, onde a infra-estrutura básica física, bio-psico-socio-cultural está muito abaixo do esperado pelas organizações internacional[12].
Como as migrações sociais entre os paises são inevitáveis cabendo aos mandantes de cada estado nação a adequação internacional previstos nos “Direitos Humanos”, no que respeito á vida, credo, cultura e educação de todo cidadão. Atualmente os paraguaios e brasileiros tem uma grande afinidade divergindo apenas em alguns pontos inclusive dos paises latino americanos. [13] Num quadro comparativo entre o Brasil e Paraguai tem-se uma dimensão coerente das necessidades na área da educação dos povos destes dois paises[14] . Em um tempo, próximos passados, brasileiros que tinham condições mínimas de conhecimento, ensinavam em escolas isoladas, sedes de fazendas ou em casas de família, que, por convenção comunitária sentiam a necessidade da educação dos seus filhos. Hoje aposentado e morando no Brasil Normelio Hermann formação 5ª série colegial, foi professor em vila de São Roque (Ñacunday). Hoje a escola paraguaia está em ascendente de crescimento[15]
No campo, a política de divisão de terras virgens em pequenos lotes e uma retomada de terras dos latifundiários estrangeiros não chegou a ser inteiramente cumprida e a maioria das propriedades agrícolas continuava a ser constituída, no final do século, por vastos latifúndios.
Desde o momento da queda do presidente Stroessner os brasileiros passaram a serem perseguidos por qualquer cidadão paraguaio, com palavras de ordem de desapropriação das propriedades dos estrangeiros.
Pequenos conflitos entre brasiguaios, campesinos paraguaios e índios, próximos às reservas indígenas e com fiscais do governo (com baixas) com fugas espetaculares para o Brasil marcaram a vida de muitos aventureiros. O serviço de “pistolagem armada” foi um dos maiores problemas entre os fazendeiros e pequenos agricultores, “campesinos” paraguaios, trabalhos conhecidos entre os brasileiros como “custo de vida” onde mandar matar era questão de sobrevivência e um ser humano valia G$ 1.000.000,00 (um milhão de guaranis) ou R$ 2.000,00 (periódicos da época). Paraguai também era o destino dos fugitivos judiciais que se mesclavam com a população. O tráfico de mulheres para a região (reportagem do fantástico da rede globo e revista isto é) e uma grande rede de pedofilia desarticulada no final na década de noventa. Hoje uma nova realidade está em andamento no novo governo[16] e há uma nova esperança social.
Atualmente a maior parte dos paraguaios residem no oeste do país. A capital, Assunção, é a única cidade com grande desenvolvimento demográfica e comercialmente, no final do século XX.
Também com crescimento recente, Pedro Juan Caballero, junto à fronteira com o Brasil, é o centro de uma zona de colonização agrícola, enquanto Ciudad del Este (antes Puerto Presidente Stroessner) deve seu desenvolvimento ao impulso econômico decorrente da construção da usina hidrelétrica de Itaipu e a sua posição como centro de comunicações fluviais e terrestres.
A represa de Itaipu, uma das maiores do mundo, teve sua construção após o tratado assinado em 1973. Paraguai e Brasil dividem a energia produzida da qual o Paraguai exporta parte de sua quota de volta para o Brasil.
O setor industrial paraguaio é pouco desenvolvido. Fábricas transformadoras de produtos agrícolas e florestais, para a elaboração de óleos vegetais, tecidos de algodão, açúcar, bebidas alcoólicas, produtos têxteis e artigos de couro.
No da década de 1970 o setor extrativista foi o primeiro alvo e primeiro passo, para em seguida, iniciar a monocultura de grãos nas grandes propriedades, as fases declaradas como tempos áureos do Paraguai.
A agricultura, pecuária, pesca e extrativismo e exploração florestal aproveita numerosas espécies tropicais de madeira dura, como o quebracho-branco, de que se extrai o tanino entre outras, [17] são pontos a ser acentuado na economia do Paraguai. No final do século, ainda predominam vastos latifúndios, uma boa parte da população, se dedica à agricultura de subsistência[18], vivi imersa na economia de subsistência. A metade da população ativa do Paraguai dedica-se ao setor primário. Os produtos mais importantes são mandioca, milho, cana-de-açúcar, soja, banana, algodão e, em menor escala, arroz, café, fumo, erva-mate e sementes oleaginosas. A cultura da soja experimentou grande crescimento em regiões do Alto Paraná e Itapúa, a ponto de converter o Paraguai em um dos principais exportadores mundiais do produto. A criação de porcos, carneiros, cavalos e aves, a do gado bovino têm importância maior.
Além da eletricidade, os principais produtos de exportação são a soja, algodão, óleos vegetais, carne e produtos florestais. Argentina, Brasil e países da Europa ocidental são os principais compradores.
Na cultura a característica mais marcante da cultura paraguaia é a persistência da tradição guarani, entrelaçada com a hispânica. Embora as publicações periódicas em guarani sejam pouco numerosas, a maioria da população conhece os dois idiomas. O guarani é empregado como linguagem doméstica e o espanhol na vida oficial e comercial. Convêm ressaltar com a grande migração brasileiras a cultura em muitas regiões tem significativa influência brasileira modificando gostos musicais, danças, artesanato, arte em madeira além de introduzir modos e tendências culturas trazidas especialmente pelos grupos tradicionalistas do sul do país brasileiros como ex. (CTG Índios José de Esquina gaúcha, em Santa Rita.)
As principais instituições culturais do país estão na capital: a Academia Nacional de Belas-Artes, o Conservatório de Música, a Orquestra Sinfônica de Assunção, a Biblioteca Nacional e o Museu de História Natural e Etnografia. São famosas as qualidades melódicas da música popular paraguaia, que em vez da influência africana manteve traços da cultura guarani, particularmente nas guarânias, acompanhadas por violão e harpa de ritmo dolente.
O isolamento do país durante parte do século XIX não foi propício ao desenvolvimento literário. Guerras motivaram uma literatura de exacerbado nacionalismo e os autores que divergiam dessa linha eram ignorados o que levou muitos deles a abandonarem o país.
Na década de 1940 surgiu o primeiro grupo poético coerente, com obra reconhecida, Óscar Ferreyro e Augusto Roa Bastos, entre outros autores. Em 1952, Gabriel Casaccia publicou em Buenos Aires La babosa (A lesma), primeiro grande romance de um autor paraguaio. Outros romancistas surgidos mais tarde foram Jorge Rodolfo Ritter e Juan Bautista Matto.
Na arquitetura os jesuítas do início do século XVII até 1767 cobriram o país de notáveis obras arquitetônicas, a maioria em ruínas, outras sobrevive, e permitem apreciar o esplendoroso desenvolvimento, na região, do barroco colonial.
Conclui-se então que mesmo sem as ditaduras carregamos as tendências e problemas deste período, mesmo estando em regimes democráticos, o povo, sua cultura, sua educação continuam servindo aos interesses das ideologias dominantes.
O modelo educacional pontuado (quadro comparativo) nos mostra que são necessários grandes investimentos educacionais em ambos os países. A prova disto é que o Brasil evoluiu mais nesta área haja vista a aplicação de maior quantidade de recursos e que o Paraguai[19], em função da nova reestruturação democrática, poderá desenvolver suas políticas publicas para que as nações coirmãs desenvolvam-se juntas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS E ENTREVISTAS

CASTRO, Marta Luz Sisson de. Education in Latin America: ., Kuwait University,10-16 February, 2001
_____________________ Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 182-188, maio/ago. 2008.
___________________________Educação na América Latina: Identidade e globalização
_________________________________. Educação na América Latina: Refletindo sobre novos caminhos e buscando respostas
*ARRÓSPIDE, José Luis Rouillon, S.J. Antonio Ruiz de Montoya y las reducciones del Paraguay.
Asunción: CEPAG, 1997.
_______________________ Educação jesuítica e catequese entre os Índios Itatines seiscentistas
Neimar Machado de Sousa 1 , Antônio Jacó Brand 2
* Apostilas fornecidas pela faculdade
** Anexo (1) google (comemoração dos vinte anos da queda do regime Stroessner em 3/2/2009).
*** Anexo (2) Depoimento pessoal de Elói Inácio Kuhn
**** Anexo (3) Entrevista Aline Hendges: Anexo ( 4) Entrevista LEILA MARIZA HARTMANN ; Anexo (5 ) COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E PARAGUAIO ; Anexo (6) Nelto Hendges; Anexo (7) Airton João Kuhn; Anexo (8) Simplício Lahn
Anexo (1 )
Paraguaios comemoram 20 anos da queda do regime de Stroessner
Os paraguaios deram início na segunda-feira a dois dias de comemorações pelo 20º aniversário da queda do regime de Alfredo Stroessner, que colocou fim a 35 anos de ditadura militar.
"Hoje é um dia importante, porque é a primeira celebração que ocorre, desde o fim da ditadura, em um clima de mudança política tangível, real e, sobretudo, promissora", disse o chefe de Estado, Fernando Lugo, durante um os atos comemorativos realizados em frente à sede do Panteão dos Heróis, em Assunção.
Lugo fez as declarações em alusão à sua chegada ao poder à frente de uma coalizão de amplo espectro ideológico nas eleições de 20 de abril de 2008, o que colocou fim a 61 anos ininterruptos de Governo do Partido Colorado, principal apoio político da ditadura "stronista".O chefe de Estado e o vice-presidente do país, Federico Franco, depositaram flores no Panteão em homenagem aos protagonistas do golpe e dos desaparecidos e perseguidos durante a ditadura.
"O golpe militar que derrubou Stroessner tem o mérito de constituir a coroação de um processo que produziu esde os alvores desse longo e degradante processo milhares de mártires e heróis que deram a vida ou ficaram para sempre com as sequelas da tortura e da perseguição desde 1954 até 1989", asseverou o chefe de Estado.
Lugo destacou ainda a coragem e a importância da imprensa que denunciou as violações aos direitos humanos nos anos de ditadura.O presidente também homenageou "os movimentos revolucionários armados, os sindicatos e operários, os estudantes, políticos opositores e intelectuais", assim como os integrantes das Ligas Agrárias Cristãs, vários dos quais, segundo Lugo, foram massacrados pela "fúria intolerável do fascismo 'stronista'".
Por sua parte, o ativista Martín Almada, Prêmio Nobel Alternativo da Paz 2002 e vítima de alguns atos da ditadura de Stroessner, pediu em discurso a desapropriação de todos os bens que seguem em poder de parentes e pessoas ligadas ao ex-ditador para indenizar perseguidos e familiares de desaparecidos.
A Comissão de Verdade e Justiça, encarregada de investigar as violações dos direitos humanos cometidas pelo regime de Stroessner, indicou em sua conclusão, divulgada em 28 de agosto de 2008, que ao menos 59 pessoas foram executadas e outras 336 desapareceram durante a ditadura.
Além disso, a Comissão situou em 128.076 o número de perseguidos a partir de 2.069 testemunhos de sobreviventes e parentes de desaparecidos. Durante este dia também será realizado um festival, sob o lema "Nossa geração grita ditadura nunca mais", organizado pela Fundação Casa da Juventude e que incluirá a apresentação de vários cantores e de bandas de rock na praça La Democracia, também na capital.
O evento incluirá um comício com representante de vários partidos políticos de esquerda, alguns dos quais fazem parte da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), que levou Lugo ao poder.
Por outro lado, na sede do Parlamento será exibido um documentário chamado "Ditadura nunca mais", durante um ato que também incluirá uma homenagem aos militares que lideraram o levante.
Para esta terça-feira também está previsto um ato no Congresso do qual participarão vários dos ex-chefes ilitares que organizaram o golpe de Estado.
Stroessner foi derrubado por um violento golpe militar liderado pelo consogro, o general Andrés Rodríguez (1923-1997), que assumiu um Governo provisório antes de ser eleito presidente em eleições livres.
O ditador recebeu asilo no Brasil, onde morou até morrer, em agosto de 2006, aos 93 anos.
Rodríguez, que era o homem forte da milícia paraguaia e era investigado pelas autoridades antidrogas dos Estados Unidos, deu continuidade à transição com a convocação de uma Assembleia Constituinte, que, em 1992, promulgou a nova Constituição e a elaboração do Código Eleitoral.

Anexo (2)
De: Elói Inácio Kuhn
“No dia 3 de fevereiro de 1989, era uma manhã chuvosa na cidade de Santa Rita a 70 km da fronteira do Brasil, reduto da maior concentração de brasileiros no Paraguai na intendência de Alto Paraná, caminho para o porto de Encarnacion, por volta das 9 horas local, quando um pequeno tumulto se formou em torno da prefeitura e repartições, com meia dúzia de paraguaios gritando palavras de ordem ( prefeito, dois secretários, alguns vereadores, policiais, inspetores e professores), pois, apenas as autoridades da cidade eram paraguaios, “abaha los brasileños” “ariba, te va” “ahora a ciudad es de nosotros” entre outras frases que chamaram atenção, da população que entrou em desespero por não saber o que estava ocorrendo, mas, era a queda do último ditador da América Latina.
Como eu era forasteiro e estava visitando aquele país havia ingressado sem a licença (permissio) de imigração por não ser necessário, dois dias antes. Agora era um irregular que teria que sair das fronteiras minadas sem ser detido para um interrogatório formal ou informal. A imprensa brasileira anunciava pela TV Tarobá e Naipí as prisões nas fronteiras dos políticos detidos que estavam em fuga, cordas era usadas para amarrar em palanques improvisados os fujões até segunda ordem, em todos os quadrantes da nação todos os aliados ao presidente deposto eram detidos por civis que se achavam no direito da euforia caçar os adversários.
A imprensa local noticiou que nas comunidades do interior (Naranjal e Km 40 e outras ) ouve no mesmo dias confrontos com brasileiros que se defendiam dos paraguaios furiosos que tentavam expulsar e se apossar das terras máquinas e plantações dos estrangeiros.
Muitas famílias ainda lembravam com pavor outros momentos que como àqueles também formam decisivos. Para muitos aquele momento foi “Minerva” para abandonar tudo e voltar para o Brasil somente com a roupa do corpo e seus familiares.
Saímos no mesmo dia por volta das 13 horas rumo a cidade Presidente Stroessner, (Ciudad Del Este) na estrada Caminera que liga ao encruzo para Assunção o veículo com placas paraguaias foi parada em 3 barreiras fortemente armadas, no entroncamento Km 30 fomos parados e submeteram o motorista a uma bateria de perguntas a meu respeito, pois, ia no banco traseiro levando uma caixa de ferrolhos nas mãos, com a desculpa de buscar peças vindas do Brasil fomos liberados. Ao chegar à ponte da amizade um enorme aparato policial se aquartelava a cada cem metros investigava tudo e comparava fotos conosco que estávamos no veiculo, já no porto haviam celas improvisadas com tela e palanques. Famílias inteiras estas detidas e amarradas, havia mais de 100 pessoas detidas sob forte vigilância. Com nosso argumento atravessamos a fronteira”.
Obs: Está narrativa é nossa e é testemunhos próprios, narrando os fatos vistos e ouvidos sem detalhes de terceiros, pois, com os quais montaríamos um livro.

Anexo ( 3 )
DE ALINE HENDGES
LA ENSENANSA EN PARAGUAY
BUENO, DESDE MUY PEQUENOS LOS NINOS EMPIEZAN SU VIDA ESTUDIANTIL, DE TRES ANOS A CUATRO YA SE VAN A JARDIN PRE-ESCOLAR,DONDE YA EMPIEZAN A TENER SUS PRIMERAS NOCIONES DE LA LENGUA CASTELLANA, EN CANCINES Y LIBROS ILUSTRATIVOS QUE IMPULZAN EL RAPIDO APRENDIZAJE DE LAS LETRAS Y PRONUNCIAS CASTELLANAS.EL APRENDISAJE Y PRONUNCIACION DE LA LENGUA CASTELLANA, PARA HIJOS DE BRASILEROS NACIDOS EN EL PAIS RESULTA SER MUY FACIL, POR YA CONVIVIR EN EL AMBIENTE ESCUCHANDO, SIENDO ASI FAMILIAR Y PRACTICO EL APRENDIZAJE, NO RESULTA SER ASI EN CASOS DE IMIGRANTES E HIJOS DE IMIGRANTES HASTA APRENDER LA LENGUA Y POR YA TRAER CONSIGO UN CURRICULUM EXTRANJERO, PERO LA ADECUACION A LAS REGLAS DE ORTOGRAFIA CASTELLANA SE DAN AL SEGUNDO O TERCER ANO DE ESTUDIO DE MANERA CORRECTA.LAS CULTURAS SE CRUZAN Y HAY GRAN INTEGRIDAD ENTRE LOS ALUMNOS, TANTO PARA ADECUARSE CON EL PORTUGUES Y EL CASTELLANO QUE EN MUCHOS CASOS LOS NATURALES DE LA REGION POR DESCENDENCIA, HABLAN Y ESCRIBEN PERFERTAMENTE EL PORTUGUES, APESAR DE QUE LAS LENGUAS OFICIALES DEL PAIS SON EL GUARANI Y EL CASTELLANO, HAY MUCHOS LOCALES QUE YA NO SE HABLAN LA LENGUA NATIVA DE LA REGION.
EN EL SISTEMA EDUCACIONAL SON APLICADOS DINAMISMOS EN LA ENSENANZA, PRINCIPALMENTE EL COLEGIOS PRIVADOS QUE TIENEN GRANDES COSTOS MENSUALES PARA EL ESTUDIO DE ALUMNOS, ADEMAS SE EXIGEN LIBROS ADECUADOS A CADA MATERIA DESDE EL PRIMER AL SEXTO GRADO, LOS ALUMNOS DEBEN ESTAR MUNIDOS DE TALES MATERIALES DIDACTICOS POR CUENTA PROPIA, LOS CUALES ESTIMULAN DE MANERA EXELENTE EL APRENDISAJE, ADEMAS DE CHARLAS CONSTANTES SOBRE MEDIO AMBIENTE, SALUD, ENFERMEDADES; SON REALIZADOS TAMBIEN TRABAJOS SOCIALES, COMO CREACCION DE JARDINES PUBLICOS Y LA RECOLCCION SELECTIVA DE BASURAS.EN EL PROGRAMA DE ESTUDIO DEL GOBIERNO ES OBLIGATORIO LA IMPLEMENTACION DE CURSOS INFORMATICOS Y CLASES DE INGLES DESDE EL PRIMER GRADO HASTA LA SECUNDARIA TERCER CURSO, CON AMBIENTES ADECUADOS, Y EL APRENDISAJE DEL GUARANI. EN LOS COLEGIOS E INSTITUCIONES NACINALES NO TIENE COSTO EL APRENDISAJE DESDE MENSALIDADES Y LIBROS NECESARIOS PARA LOGRAR LA EXELENCIA EN LA EDUCACION, TODO ES DONADO POR EL GOBIERNO O PLANES SOCIALES DE DESARROLLO.LA PUNTUALIDAD EN LLEGADA Y ASISTENCIA EN CLASES ES RIGUROSA; LOS UNIFORMES TAMBIEN SON EXIGIDOS EN TODOS LOS COLEGIOS, QUE SERIA EL BUSO(SPORT) IGUAL PARA TODOS LOS ALUMNOS ADOPTADO COMO DIARIO HA EXEPCION DE UNO O DOS DIAS EL UZO DE TRAJES DE GALA, POR EJEMPLO EN UN LUNES, YA QUEDA A POLITICA DE CADA INSTITUCION EDUCATIVA, ASI MISMO ES EXIGIBLE TRAJES DE GALA EN EXAMENES EVALUATIVOS, QUE CONSTAN EL LA PRIMARIA DE UN EXAMEN PARCIAL Y UNO FINAL, Y EN LA SECUNDARIA SERIAN DOS EXAMENES PARCIALES ACUMULATIVOS Y UNO FINAL DE NOTA CALIFICATIVA TOTAL, ADEMAS DE LA EVALUCION DE TRABAJOS GRUPALES E INDIVIDUALES, PARA SUMAR ASI UNA NOTA FINAL DEL AL MENOS SETENTA PORCIENTO PARA OBTENER UN PASO DE GRADUACION DEL ALUMNO CADA AÑOS SIENDO CAPACES DE CURSAR UNA FACULTAD DE APRENDISAJE SUPERIOR.LAS REFORMAS EDUCATIVAS Y EL SISTEMA DE EVALUCION SON DEFINIDADAS DE TRES EN TRES ANOS, DONDE SE INTEGRAN NUEVOS SISTEMAS DE EVALUCION Y APRENDISAJE DICTADAS POR EL ESTADO, AL PASAR DE LOS ANOS PODEMOS DECIR QUE LA EDUCACION EN PARAGUAY MEJORA CONTINUAMENTE, TANTO EN EL AMBITO LOCAL, COMO ES ATRACTIVA DE INTERCAMBIO CON PAISES DE EUROPA Y DEL ORIENTE, ASI MISMO CON PAISES VECINOS.
LA TAN SONADA CARRERA UNIVERSITARIA ES POR MUCHOS CONSIDERADA UN CIERTO DEFICIT EN CUANTO A ESCASES DE OPCIONES PARA ELEGIR LA CUAL SE VA A SEGUIR, EN CIUDADES UN POCO MAS ALEJADAS DE LAS CAPITALES AFAMADAS EN TAL AREA, COMO ASUNCION-LUQUE, ENCARNACION, CIUDAD DEL ESTE Y VILLARICA. SON CONSIDERADAS LAS MEJORES FACULTADES DEL PAIS LA UNIVERSIDAD CATOLICA NSTRA. SRA DE LA ASUNCION Y LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE ASUNCION, ESTA ES DICTADA POR EL GOBIERNO, FUNCIONA EL INGRESOS DE BOLSISTAS POR LA EXELENCIA DE ALUMNADO EN EL APRENDISAJE BASICO, TAMBIEN EN UN MINUNCIOSO PROCESO SELECTIVO MUY COMPETITIVO QUE AL INGRESO ES TOTALMENTE GRATIS CON GRAN OPCION DE ELECCION DE CARRERAS.Y EN LA UNIVERSIDAD CATOLICA, QUE ES RECONOCIDA MUNDIALMENTE, PARA EL INGRESO EXISTE UN PROCESO SELECTIVO TAMBIEN PERO NO TAN RIGUROSO, LAS MENSALIDADES SON DE GRAN COSTO Y TAMBIEN LOS MATERIALES, PERO ES DE EXELENTE INFRAEXTRUCTURA LOCAL Y AMBIENTE, Y CON EXELENTES PROFECIONALES CAPACITADOS PARA ABRANDAR EL ESTUDIO EN LAS DIFERENTES AREAS, ES DE PROGRAMA GENERAL Y OBLIGATORIO LECCIONES DE RELIGION Y SABER EL GUARANI, PUES CONSTAN EN MATERIALES DE APRENDISAJE COMO UN IDIOMA COMUN YA QUE ES OFICIAL DEL PAIS. HAY TAMBIEN UNIVERSIDADES NO RECONOCIDAS POR EL ESTADO QUE FUNCIONAN AUN ASI, Y LAS RECONOCIDAS PERO NO TAN AFAMADAS TAMBIEN ABRANDEN MUCHOS ALUMNOS POR TENER MENOR COSTO EL APRENDISAJE.
CONTENEMOS ADEMAS EXELENTES AREAS PARA UN POSGRADO, Y ESPECIALIZACIONES DE ESTUDIOS SUPERIORES, ATRACTIVOS PARA LOS PAISES VECINOS, DONDE PERCURREN MUCHAS PERSONAS AL ESTUDIO EN NUESTRO PAIS, COMO DE NUESTRO VECINOS BRASIL Y ARGENTINA QUE TAMBIEN CONTIENEN EXELENTES METODOS EDUCACIONALES. ALINE HENDGES. ALUMNA DE 2DO ANO DE CIENCIAS JURIDICAS.
CIUDAD DE SANTA RITA, 26 DE MAYO DE 2009.
From: @hotmail.com To: eloiinacio@hotmail.com Date: Tue, 26 May 2009 20:47:29
Anexo (4)


From: @hotmail.comTo: eloiinacio@hotmail.comSubject: depoimentoDate: Wed, 27 May 2009 14:21:47
ENTREVISTA COM UMA DONA DE CASA BRASIGUAIA:
**IDENTIFICAÇÃO:
OLA : SOY LEILA MARIZA HARTMANN NACIDA EL 12/02/75..EN BRAZIL..ESTOY COM 34 ANOS VIVO EN PARAGUAY HACE 32 ANOS VENIMOS EN PARAGUAY EN 1977.
MUI THICA AUN PARA CERRO LARGO SOLO HABIA MONTES E MUCHAS ÁRBOLES **SEUS PAIS TINHAM MUITAS DIFICULDADES PARA ENTRAR NO PARAGUAI?
FUE MUY DIFICIL LOS PRIMOS AÑOS. NOSTRA TIERRA FOI ADQUIRIDA POR MY ABUELO E DESPUEZ PARA MI PADRE, 5 HALQUEIRES DE HERANSIA.
NOSOTROS ENTRAMOS EN PARAGUAY CUANDO ESTAVA EN EL GOBIERNO EL PRESIDENTE STROESSNER CUANDO EL ESTABA EN EL GOBIERNO NO SE PODRIA VIVIER EN EL PAIS SIM DOCUMEINTOS.
AHORA COMO MI HIJO ES PARAGUAYO Y MI MARIDO TIENE DOCUMIENTO PARA MI JA NO ES TAN DIFICIL PARA HACER DOCUMENTOS TAMBIEN NO ME HESIGEN MAS TANTO.
MUDO MUCHO COM LA SALIDA DE STROESSNER CUANDO EL ESTAVA EN EL GOBIERNO SO PODRIA ANDAR POR LAS CALLES HASTA LAS 10 HORAS DE LA NOCHE.
AHORA NOSOTROS CAMBIAMOS O PARTIDO E NUEVAS ESPERANCIAS PARA TODOS LOS LEGALES DE ACA, PERO NO HAY ESPERANCIA PARA LOS CAMPESINOS BRASILEÑOS PUES
LAS LEIES LOCALES TIENES REGLAS PARA LA OCUPACION DE LAS TIERRA. NOSOTROS VIVIMOS EM EL CIUDAD, TRABAJAMOS EN TALLER DE COCHES, PERO NO HAY
TEMOR PARA QUIEN TRABAJA ACA.

Anexo (5)
COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E PARAGUAIO
Segue a baixo uma análise comparativa da política educacional entre dois países que compõe o Merco Sul, com o objetivo de analisar as diferenças, vantagens e as fragilidades desta política educacional:
BRASIL
PARAGUAY

Educação Infantil
ATRIBUIÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:
Atende crianças de três meses a cinco anos de idade, compreendendo o serviço do Centro Municipal de Educação Infantil (creches) e serviço de pré-escola;
A formação exigida ao profissional, que atua nestes segmentos é a Licenciatura em Pedagogia na Educação Infantil e Séries Iniciais;
As instituições privadas atendem também crianças de três meses a cinco anos, com as mesmas especificidades da escola pública.

Ensino Fundamental de 9 anos
Neste momento na educação brasileira está ocorrendo a transição do ensino de oito anos para o ensino de nove anos;
O Ensino Fundamental está dividido em dois momentos:
Ensino Fundamental das Séries Iniciais ( 1º a 5 º ano);
Ensino Fundamental das Séries Finais (6º a 9º ano);
Para trabalhar com o Ensino Fundamental das Séries Iniciais, o professor deve ter a formação mínima em Pedagogia.
A Educação Básica é atendida tanto pelo Município quanto pelo Estado (Departamento). Não esquecendo também que o setor privado atende esta modalidade de educação.
No setor público é de responsabilidade dos Governos pagarem os profissionais da Educação e fazer a manutenção das instalações físicas, merenda escolar, transporte e material didático.
Os professores da rede pública tem plano de cargos e salários e estão organizados em entidades sindicais;
É oferecido com freqüência pelo setor público cursos de capacitação profissional;
Por Legislação Brasileira, os Portadores de Necessidades Especiais, além da Escola Especializada, tem o direito de freqüentar o Ensino Regular, com forma avaliativa diferenciada;
Os espaços educacionais com sua estrutura física e profissional, não estão totalmente adaptados para esta inclusão.
No ensino Fundamental das Séries Finais, os professores são graduados na área da disciplina que ministra, sendo que a maioria destes tem Especialização nas respectivas áreas de atuação;
A Direção e Coordenação Pedagógica são nomeadas pelos respectivos Governos. No entanto em alguns Estados há eleições para Direção.

Ensino Médio
· O Estado é o único responsável por este nível de ensino.
· O Ensino Técnico está voltando a ser implementado no Ensino Médio nas escolas públicas estaduais salvo algumas exceções CEFET, colégio agrícola, ... ;
· O Ensino Fundamental das Séries Finais e o Ensino Médio estão amparados pela mesma legislação;
· Para atender as distorções de idade e série, existe a Educação de Jovens e Adultos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.

Ensino Superior
Para ingresso tanto em universidades públicas ou privadas é necessário passar por prova seletiva;
É ofertado tanto pelo nível estadual, federal e privado sem do na maioria presencial, porém há a distância;
Os professores que atuam nesta área devem ser no mínimo especialistas;
Há incentivo financeiro para que as pessoas venham a cursar o ensino superior em instituições privadas;
As instituições superiores são avaliadas pelo MEC.

Pós-graduação
É de responsabilidade das instituições superiores, sendo também avaliados e reconhecidos pelo MEC.



Paraguai

Educação Infantil
Neste país, não há atendimento da Educação Infantil pelo setor público, somente no privado.
Não havendo a necessidade de uma formação profissional especifica na área da educação.








Ensino Básica de 9 anos
Com a reforma da Educação no Paraguai, no ano de 1992, o Ensino Básico passou a ser de nove anos;
Neste nível de educação, o professor não necessita de formação especifica, por não ser requisito básico para a docência;
O professor em alguns casos exerce a função de forma voluntária, por não haver recurso financeiro por parte do Governo Federal.
Mesmo estando garantido na Lei, que o Ensino é de responsabilidade do Governo, as escolas cobram mensalidade da Família, para pagar o professor, bem como, fazer a manutenção da escola;
Os Portadores de Necessidades Especiais só tem o direito de freqüentar a Escola Especializada, tendo professor titular e auxiliar;
Para assumir Direção o professor presta concurso público e quanto maior a sua formação melhor sua chance.














Ensino Médio
O Ensino Médio é técnico profissionalizante, com estágios remunerados sem vínculo empregatício;
O Ensino Médio também é custeado pelas famílias podendo ser presencial ou à distância.






Ensino Superior
Nas universidades públicas e católicas o ingresso se dá por meio de teste de seleção, não ocorrendo isto nas instituições privadas.
Não há incentivo financeiro por parte do governo para que as pessoas possam graduar-se nas instituições privadas;
Acontece uma grande evasão da graduação (público/privado) pelo alto custo do curso.
As instituições superiores não são avaliadas pelo MEC...

Pós-graduação
É de responsabilidade das instituições superiores, sendo também avaliados e reconhecidos pelo MEC.

Pesquisa nas duas ( LDBs) por grupo de estudos janeiro 2009.

Anexo (6)

From:
@hotmail.com)
Sent:
Thursday, May 28, 2009 10:47:27 PM
To:
eloi inacio (eloiinacio@hotmail.com)

Entrevista com artista brasiguaio Nelto Hendges.
Eloi:Em Tua Área de Cultura como esta?Neldo: Muy BienEloi: Como vocês foram recebidos como brasileiros? O que você conseguiu mudar com os teus entalhes e arte?Neldo: Hasta ahora yo me siento muy bien acá y también conseguí cambiar mi vida haciendo trabajos acá.Eloi : Agora depois do ultimo governo como está o Paraguai?
Também. escreve como vocês brasileiros estão vendo o novo governo?Neldo: Esta Cambiando de a poco paraguay es un país en desarrollo financiero, cultural, educacional estamos caminando para un futuro mejor a pesar de la Prensa internacional siempre mencionar paraguay como un país corrupto y de mucha Piratería, pero sabemos nosotros acá que en brasil la corrupción sigue igualmente con toda la CPI y auditorias en el gobierno acá tenemos algunas reformas en la policía en las rutas, pero un gobierno nuevo no puede hacer todo así en seguida necesitamos mas tiempo también es un sistema ya de mucho mas tiempo.

Anexo ( 7 )

From:
airton joao kuhn @hotmail.com)
Sent:
Friday, May 29, 2009 2:02:34 PM
To:
eloi inacio (eloiinacio@hotmail.com)
Depoimento de gerente empresa do setor extrativista “madeireiro”
O estudo da ida ao Paraguai começou quando a Itaipu represou o lago em 1982. Apos várias idas levando desde ferramentas, mantimentos inclusive água , em 1989 foram instalar a empresa num lugar chamado km 24 eram três irmãos, permanecendo no local durante 5 anos até mudar para outra localidade Porto Adela ali ficaram durante 11 anos após isso em 2005 mudaram para Katuete departamento de Canindeyu. No km 24 existiam outras madeireiras, mas, de porte pequeno sem muita concorrência.Em Porto Adela existiam outras madeireiras de brasiguaios já maiores, em 2005 após uma lei todas as madeireiras tiveram que sair da fronteira a mais de 30 km a grande maioria fecharam definitivamente e outra se instalaram em outros locais, foi quando a empresa se instalou em Katuete. Entre os anos de 1989 a 1993 o cultivo de grãos era pequeno, após isso as culturas começaram a se expandir hoje o cultivo de grãos chega a 80% da área cultivada e da receita. No começo não existia documentação e nem impostos tudo funcionava na estorção, hoje a estorção ainda existe mas, e menor e a documentação e impostos são recolhidos. As madeireiras buscavam na época só madeiras nobres Ipê, peroba, cedro, gabriúva e outras, hoje com a escassez da madeira todos os tipos de madeiras são comercializadas. Hoje a instalação de madeireira e inviável, mas, para instalação de indústrias há um mercado excelente, pois, o valor agregado ao produto e muito bom e a moeda do país é bem estável. Quando a empresa se instalou no país o governo Stroessner estava no poder, quando foi deposto foi uma época bem difícil o governo ameaçava expulsar os brasiguaios. Hoje a região e bem prospera apesar de tantas dificuldades que foram enfrentadas.

Anexo (8)
From: @hotmail.comTo: eloiinacio@hotmail.comSubject: Trabajo escolarDate: Fri, 29 May 2009 19:09:19 -0400En el año 1983 llegue al Paraguay para erradicar en Santa Rita con mi señora y mis tres hijos.Santa Rita estaba empezando no havia prácticamente nadie. Solo unas pocas casas, un salón social y una escuela muy chica y privada.Los primeros lotes estaban en venta, pero había un proyecto para empezar una gran ciudad. Todos creemos en esto.El dono del fraccionamiento era el Sr. Nelson Birnfelt que con mucho entusiasmo en frente a todo esto.Con la llegada de mucha gente y todo era monte, se empezó la derrumba y en seguida se plantaba menta y otros rubros.Llegaran más y más familias. Había una gran necesidad de escuela, sanatorio, luz, teléfono y toda la infraestructura.En la época no había ninguna ayuda del gobierno.Entonces empezamos la construcción de una escuela mayor.No había rubros, todo era privado.un poco mas tarde vino la luz eléctrica, una frágil Gabina telefónica, una comisaría, banco fomento, hospital privado , algunos comercios , talleres etc.después Santa Rita se torno Distrito, se formo la junta de saneamiento para distribución del agua, el colegio nacional que por 7 anos funciono en forma privadaEmpezó la Exposición “Santa Rita” que por hoy es la segunda mas grande del país y la mayor en volumen de muestra y negocio.En la época estaba bajo el régimen de la Dictadura todavía. Sin el incentivo del gobierno todo se hizo bajo la buena voluntad del pueblo.Al inicio había mucha dificultad para recibir algún documento. Muchos mal intencionados se aprovecharan para comer plata y nunca entrecava los documentos.Por otro lado la policía nacional lo exigían, lo que causo graves problemas a la población.
Alias en Santa Rita solo mejoro a partir de este ano, con la llegada de una oficina de IDENTIFICACION que soluciono el problema.
Nunca hubo persecución a los inmigrantes en general, siempre me sentí muy seguro.El convivo con el pueblo inmigrante y paraguayo siempre fui pacifico.en relación a la cultura nunca hubo conflictos. De lo contrario todos participan por igual en los ato culturales y patrióticos.En algunas partes pude haber conflictos de interés.Este año en el desfile participaran todas las escuelas del municipio.Una gran fiesta patriótica, que talvez en ningún otro lugar sea tan concurrido.Hubo mucho trabajo en todos los sentidos y mucho desenvolvimiento y así será si el gobierno no pone trabas.Lo que se ve son algunas leyes tontas que algunos parlamentares presentan lo que muestra su total desconocimiento y despreparo a lo que se refiere a una política de desenvolvimiento cultural y o comercial.Por eso digo: si no poner trabas las cosas andan, estamos todos por igual sientes de eso. En un general es lo que pasa en toda Latina América, mucha pobreza desigualdad, en bienes, estudio, salud y CONOCIMIENTO.Yo PIENSO QUE LAS FAGULDADES ENSENA PARA EL CIUDADANO CUMUN MUI POCA COSA LLE SIRVE. PIENSO YO QUE DEBRIA HABER MAS CURSOS ESPECIFICOS Y PRACTICOS PORQUE HAI VEZES QUE NO ES IMPORTANTE SABER MUCHO Y EN LA PRACTICA NADIE. MAS CONOCER SU OFICIO QUE LLE COMPETE...Tenemos acá todo que hay en primero mundo mas tenemos que aprender a usar para el bien de todos. NO TENEMOS EL CIELO SOBRE LA TIERRA PORQUE EL HOMBRE NO PERMITE.En otra oportunidad puede ser que participo si esto le conviene.Muchas gracias. Simplicio
[1] A pesquisa sobre a história da educação durante o período jesuítico nas missões indígenas do Itatim (16311659) não é obra simples pelos múltiplos domínios e exigências metodológicas que implica.
[2] O ideal educativo Guarani como de muitos outros povos indígenas é transformálos
em pessoas humanas verdadeiras, pois ainda hoje se autodenominam Avá, homem adulto, Mbyá,gente. (MELIÁ, 2008, p. 1213)
[3] A organização das missões, do ponto de vista arquitetônico, se dava em torno do prédio da igreja, na praça central, semelhante a muitas cidades européias medievais.
[4] (...)Durante o período das missões do Itatim, o bispo de Assunção, único em todo o Paraguai, era o franciscano Bernardino de Cárdenas. Seu superior ficava no distante arcebispado de(arzobispado) La Plata, no alto Peru (…). (MAEDER, 2001, p. 32).
[5] “ ver anexo ( 1 )(...)A Comissão de Verdade e Justiça, encarregada de investigar as violações dos direitos humanos cometidas pelo regime de Stroessner, indicou em sua conclusão, divulgada em 28 de agosto de 2008, que ao menos 59 pessoas foram executadas e outras 336 desapareceram durante a ditadura.(...)” (...)Além disso, a Comissão situou em 128.076 o número de perseguidos a partir de 2.069 testemunhos de sobreviventes e parentes de desaparecidos.(...).
[6] No âmbito internacional, o local por excelência para o exercício da democracia e da cooperação política e econômica tem sido os organismos multilaterais, estabelecidos na décadas de 1940 e 1950 pelos países da comunidade internacional, sob a liderança dos países vencedores da Segunda Guerra Mundial. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BIRD) em 1944; a Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945; a Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1948; e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 1956. Mais adiante, trataremos do papel desses organismos e suas agências.
[7] Ver depoimento particular ( 2 ) Elói Inácio Kuhn
[8] (...)Se não tivermos apoio e garantia de nossos direitos, romperemos a primeira cerca, não só da fronteira, para fugir da marginalidade e da miséria que nos querem atirar (Apelo dos brasiguaios, Amambaí, 26/05/92 apud Sprandel, 1992, p. 463).
[9] Uma das áreas prioritárias apoiadas pela OEA era o da administração da educação e disciplinas correlatas
como planejamento e supervisão educacional. É assim que, a partir de 1970,a Organização patrocinou um
extenso programa de formação de administradores e planejadores educacionais, em cooperação com seletas universidades da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Panamá, Peru e Venezuela. Simultaneamente, a OEA apoiou o estabelecimento de unidades de planejamento educacional nos Ministérios e Secretarias de Educação (...).
[10] o estudo mostrou que na faixa etária de 7 a 12 anos a matrícula alcança 93% do grupo, sendo assim quase universal. O analfabetismo persiste para 13% da população, 36% da faixa etária alcançam o nível secundário e 19% alcançam a educação superior. O problema da repetência persiste, e atendimento ao grupo pré-escolar alcança 60% da faixa etária estes resultados mostram que apesar do progresso realizado existe ainda um longo caminho pela frente.
[11] (...)O estudo propõe algumas políticas sociais que devem ser priorizadas para a melhoria da educação: 1. Qualidade da educação para todos. 2. Educação e emprego produtivo 3. Pesquisa, tecnologia e integração com a universidade. 4. Educação para a superação da pobreza e para melhorar a qualidade de vida. 5. Educação para uma democracia duradoura 6. Administrar um eficiente e igualitário sistema educacional. 7. Integrar fundos públicos e privados para o financiamento da educação
[12] PROMESSAS E FALÁCIAS DA GLOBALIZAÇÃO (...) Muitas definições de globalização sugerem que ela representa hoje a crescente gravitação dos processos econômicos, políticos e culturais de caráter mundial sobre os processos de caráter regional, nacional e local(...)
[13] Educação e dependência: o papel dos estudos comparados (SANDER, 1984).
[14] Em anexo quadro completo comparativo da educação entre Brasil e Paraguai VER ANEXO (5 )
[15] LA ENSENANSA EN PARAGUAY CASTELLANAS. VER ANEXO (3)(…)EL APRENDISAJE Y PRONUNCIACION DE LA LENGUA CASTELLANA, PARA HIJOS DE BRASILEROS NACIDOS EN EL PAIS RESULTA SER MUY FACIL, POR YA CONVIVIR EN EL AMBIENTE ESCUCHANDO, SIENDO ASI FAMILIAR Y PRACTICO EL APRENDIZAJE, NO RESULTA SER ASI EN CASOS DE IMIGRANTES E HIJOS DE IMIGRANTES HASTA APRENDER LA LENGUA(…)

[16] ver anexo (6) (…) Esta Cambiando de a poco paraguay es un país en desarrollo financiero, cultural, educacional estamos caminando para un futuro mejor a pesar de la Prensa internacional siempre mencionar paraguay como un país corrupto y de mucha Piratería, pero sabemos nosotros acá que en brasil la corrupción sigue igualmente (…)
[17] Ver anexo(7) (...) As madeireiras buscavam na época só madeiras nobres Ipê, peroba, cedro, gabriúva e outras, hoje com a escassez da madeira todos os tipos de madeiras são comercializadas.(...)
[18] VER ANEXO COMPLETO ( 4 ) OLA : SOY LEILA MARIZA HARTMANN NACIDA EL 12/02/75..EN BRAZIL..ESTOY COM 34 ANOS (…) FUE MUY DIFICIL LOS PRIMOS AÑOS. NOSTRA TIERRA FOI ADQUIRIDA POR MY ABUELO E DESPUEZ PARA MI PADRE, 5 HALQUEIRES DE HERANSIIA (…).

[19] Ver anexo (8) (…)PIENSO QUE LAS FAGULDADES ENSENA PARA EL CIUDADANO CUMUN MUI POCA COSA LLE SIRVE. PIENSO YO QUE DEBRIA HABER MAS CURSOS ESPECIFICOS Y PRACTICOS PORQUE HAI VEZES QUE NO ES IMPORTANTE SABER MUCHO Y EN LA PRACTICA NADIE. MAS CONOCER SU OFICIO QUE LLE COMPETE...(…)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

QUESTÕES BÁSICAS PARA PRE-VESTIBULAR

QUESTÕES ALTERNATIVAS PARA TREINAME NTO PRÉ-VESTIBULAR DOS DISCENTES

ASSINALE A OPÇÃO CORRETA
1. O cientista que derrubou a “teoria da força vital” foi:
a) Benjamin Franklin;
b) Antoine Laurent de Lavoisier;
c) Jakob Berzelius;
d) Alessandro Volta;
e) Friedrich Wöhler;
2. O que pregava a teoria da força vital:
a) Que só existia compostos orgânicos na presença de minerais;
b) Que só os animais fabricavam estes ompostos;
c) Que era propriedade única dos minerais e seus derivados;
d) Que compostos orgânicos, só existiam a partir da interferência dos animais e vegetais;
e) Que só os homens são capazes de produzir compostos orgânicos:
3. Um composto tem um carbono terciário, dois carbonos quaternários e 1 carbono secundário. Quantos carbonos possui essa cadeia?:
a) 12;
b) 10;
c) 11;
d) 6;
e) 13;

4. Os gases naturais têm respectivamente 1 e 2 carbonos, enquanto o GLP tem 3 e 4 carbonos, apresentam simples ligações e são hidrocarbonetos, chamam-se respectivamente:
a) Metano, etano, propano, butano;
b) Propanol, butano, metanol, etano;
c) Butano, etanal, propano, metanol;
d) Etano, metanol, propano, butanal;
e) Metano, etanol, butano, propanal;

5. (UFSC) A gasolina com melhor octanagem desempenha uma melhor combustão em motores de explosão interna, tem seu nome oficial:
a) 2,2,5-Trimetil-pentano;
b) 2,2,4-Trimetil-pentano;
c) 2,3,4-Trimetil-butano;
d) 2,2-Octano;
e) 2,2,4-Trimetil-octano;

6. Vunesp-SP) Coloque dois radicais etil(a) e dois metil(a) e faça uma cadeia principal com 6 carbonos com uma dupla ligação.
Faça o nome do composto.






7. (UFGO) Qual o número de carbonos existentes na molécula de um hidrocarboneto que apresenta 3 radicais metil e um radical etil que possui 9 carbonos na cadeia principal e tem ao todo 6 carbonos primários. E responda qual seu nome oficial.






8. (Unicamp-SP) Quais são as distribuições eletrônicas, normal e híbrida do “C” .







9. Quais são os postulados do carbono






10. Em que estados físico se encontram os seguintes compostos:

a. Álcool etílico..........
b. Metano....................
c. Butano....................
d. Gasolina..................
e. Asfalto.....................
f. Parafina ..................





11. (Puccamp-SP) Industrialmente os gases N2 e O2 são extraídos do ar atmosférico. Para tanto o ar é submetido, sucessivamente aos processos:
a) Liquefação e filtração;
b) Solidificação e filtração;
c) Liquefação e destilação fracionada;
d) Solidificação e decantação;
e) Liquefação e fusão fracionada;

12. (PUC-MG) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em:
a) A formação dos materiais dá-se através das diferentes associações entre átomos iguais ou não;
b) O átomo possui um núcleo positivo envolto em orbitais eletrônicos;
c) O número de átomos diferentes existentes na natureza é pequeno;
d) Os átomos são partículas que não são divisíveis;
e) Toda matéria é formada por partículas pequenas;

13. (Cesgranrio-RJ) Considere os elementos abaixo e assinale a opção correta:
I II III IV V VI VII
19K40 8O16 18Ar40 8O17 17Cl37 8O18 20Ca40

a) I e III são isótopos, II, IV e VI são isóbaros;
b) III e VII são isóbaros, V e VII são isótonos;
c) II, IV e VI são isótopos, III e VII são isótonos;
d) II e III são isótonos, IV e VI são isóbaros;
e) II e IV são isótonos, V e VII são isóbaros;

14. (Puccamp-SP) A água pesada utilizada em certos tipos de reatores, é composta por dois átomos de Deutério(A=2) e pelo isótopo 16 de oxigênio. O número total de nêutrons da molécula da água pesada é:
a) 10;
b) 12;
c) 16;
d) 18;
e) 20;








15. (UFRGS) Em fogos de artifício as diferentes colorações obtidas quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas explosivas. Assim para se obter a cor azul, é utilizado o cobre, para a cor vermelha utiliza-se o estrôncio. A emissão de luz com a cor característica para cada elemento deve-se:
a) Aos elétrons desses íons metálicos que absorvem energia e saltam para níveis mais externos e ao retornarem para os níveis internos emitem radiações com coloração característica;
b) Às propriedades radiativas dos átomos metálicos;
c) Aos átomos desses metais que são capazes de decompor a luz natural em um espectro contínuo de luz visível;
d) À baixa eletronegatividade dos átomos metálicos;
e) Aos elevados valores de ionização dos átomos metálicos;




16. (Cesgranrio-RJ) Considere os elementos abaixo e assinale a opção correta:
I II III IV V VI VII
19K40 8O16 18Ar40 8O17 17Cl37 8O18 20Ca40

f) I e III são isótopos, II, IV e VI são isóbaros;
g) III e VII são isóbaros, V e VII são isótonos;
h) II, IV e VI são isótopos, III e VII são isótonos;
i) II e III são isótonos, IV e VI são isóbaros;
j) II e IV são isótonos, V e VII são isóbaros;

17. (Puccamp-SP) Industrialmente os gases N2 e O2 são extraídos do ar atmosférico. Para tanto o ar é submetido, sucessivamente aos processos:
f) Liquefação e filtração;
g) Solidificação e filtração;
h) Liquefação e destilação fracionada;
i) Solidificação e decantação;
j) Liquefação e fusão fracionada;

18. (UEPG-PR) Com relação à concepção atual dos elétrons podemos afirmar que:
a) São partículas bem caracterizadas;
b) Tem carga elétrica positiva;
c) Giram em redor do núcleo, em orbitais bem determinados;
d) Também apresentam características ondulatórias;
e) São responsáveis pela maior parte da massa do átomo;

19. (UFPA) Os números quântico principal “n” , secundário “l”, magnético “m” do elétron mais energético do átomo de cloro são respectivamente:
(Dado Cl: Z=17)
a) 3, 1, 0;
b) 3, 1, +1;
c) 2, 0, +1;
d) 2, 1, -1;
e) 2, 3, 0;

20. (FEI-SP) São valores compatíveis, respectivamente, com os números quântico principal, secundário e magnético do elétron mais energético do átomo de número atômico 31 no estado fundamental:
a) n=3, l=1, m=0;
b) n=4, l=1, m=-1;
c) n=5, l=3, m=2;
d) n=4, l=2, m=-2;
e) n=4, l=2, m=-1;

21. (UFSE) A configuração eletrônica 4s2 4p3 representa os elétrons de valência do elemento químico com número atômico:
a) 22;
b) 23;
c) 25;
d) 33;
e) 47;

22. (UNEB-BA) Dados os números atômicos abaixo, representam elementos químicos com o mesmo número de elétrons de valência:
I- 17 II -26 III- 35 IV- 36
a) I e II;
b) I e III;
c) II e III;
d) II e IV;
e) III e IV;

23. (ITA-SP) Nos modelos atômicos, atualmente aceitos o número máximo de elétrons em um mesmo orbital é:
a) 2 com spins contrários;
b) 8 com spins contrários;
c) 2 com spins iguais;
d) 8 com spins iguais;
e) 18 com spins variados;

24. (UEL-PR) Quantos prótons há no íon X +3 de configuração 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 3d10:
a) 25;
b) 28;
c) 31;
d) 51;
e) 56;
25. (UFRGS) O íon monoatômico A –2 apresenta uma configuração eletrônica 3s2 3p6 para o último nível. O número atômico de A é:
a) 8;
b) 10;
c) 14;
d) 16;
e) 18;



26. (UFES) Considere os seguintes sistemas
I- Nitrogênio e oxigênio;
II- Etanol hidratado;
III- Mercúrio e água;
Indique a alternativa correta:
a) O sistema I é homogêneo e formado por duas substâncias;
b) Os três sistemas são homogêneos;
c) O sistema II é homogêneo formado por uma única substância;
d) O sistema III é heterogêneo formado por três substâncias;
e) O sistema III é uma solução formada por água e mercúrio;

27. (UNIFOR/CE) Um sólido A está totalmente dissolvido num líquido B. É possível separar o solvente B da mistura por meio de uma:
a) Destilação;
b) Centrifugação;
c) Sifonação;
d) Decantação;
e) Filtração;

28. (UFRS) Sobre o Hidrogênio são feitas as seguintes afirmações:
I- Apresenta apenas 1 elétron na camada de valência, sendo, portanto, um metal alcalino;
II- Ao ganhar 1 elétron, adquire configuração eletrônica semelhante ao Hélio;
III- Os átomos do isótopo mais abundante não apresentam nêutrons em seu núcleo;
Quais estão corretas:
a) Apenas II e III;
b) Apenas a II;
c) Apenas I e II;
d) Apenas I e III;
e) I, II, III;





29. (MARK-SP) Lavoisier foi o primeiro cientista a afirmar que o ar era constituído por uma mistura de dois gases: 21% de O2 e 79% de azoto(não permite a existência de vida: a zôo=não vida). Esse gás é conhecido atualmente como:
a) Nitrogênio;
b) Hidrogênio;
c) Amônia;
d) Gás carbônico;
e) Cloro;

30) Escreva uma lista de problemas relacionados com à degradação dos recursos hídricos.



31) calcule a quantidade de água tratada desperdiçada por dia num vazamento de uma gota por segundo. Considere o volume de 0.05 mL por gota.



32) Diferencie um ácido de uma base a partir das propriedades físicas e químicas.



33) Escreva a equação entre um ácido e uma base formando sal e água.


34) Em ambientes não poluídos a chuva é ácida
ou básica? Explique.

35) Dê os nomes dos compostos abaixo:

a) NaOH à

b) Ca(OH)2 à


c) HCl à

d) H2SO4 à


e) CaCO3 à

f) NaCl à



36. (PUC-RJ) Quantas ligações p, no total, existem no composto abaixo:
H—C=C—C=C=C—C=C—H

H CH3 H H H H
a) 2;
b) 3;
c) 4;
d) 5;
e) 6;
37. (Mack-SP) O metanol, H3C—OH, representa:
a) Somente uma ligação sp-sp;
b) Ângulo de 120º entre os hidrogênios;
c) Uma ligação ss-p;
d) Dual ligações covalentes p;
e) Quatro ligações ss-sp;

38. (UEL-PR) Na fórmula H2C..x..CH—CH2—C..y..N, x e y representam respectivamente ligações:
a) Simples e dupla;
b) Dupla e dupla;
c) Tripla e tripla;
d) Tripla e simples;
e) Dupla e tripla;


39. (Etanóis-SC) Sabendo que 26Fe tem sua distribuição eletrônica como metal de transição com o oxigênio faz ligações:
a) Covalentes dativas;
b) Covalentes dativas e simples;
c) Ligações iônicas;
d) Covalentes simples;
e) Ionicas e covalentes;

40. (Cesgranrio-RJ) Sabendo que os elementos com número atômico 3, 4, 5 não compartilham da:
a) Lei de Hess;
b) Linus Pauling;
c) Lei do octeto;
d) Lei de Wanderwals;
e) Lei de Dalton;

41. (Mack-SP) O aumento da diferença de eletronegatividade entre os elementos ocasiona a seguinte ordem no caráter das ligações:
a) Covalente polar, covalente polar, iônica;
b) Iônica, covalente polar, covalente polar;
c) Covalente apolar, iônica, covalente polar;
d) Covalente apolar, covalente polar, iônica;
e) Iônica covalente apolar, covalente polar;
42. (Esal-MG) A alotropia consiste em:
a) A existência de fórmulas semelhantes;
b) A existência de produtos diferentes com a mesma fórmula;
c) A existência de produtos diferentes com o mesmo elemento químico;
d) A existência de diferentes elementos químicos em um mesmo produto;
e) N.D.A..;

43.(Ufpa) A realização de experiências com descargas elétricas em tubo de vidro fechado contendo gás a baixa pressão, que produz raios catódicos. Esses raios são constituídos de:
a) Nêutrons;
b) Partículas alfa;
c) Raio-x;
d) Prótons;
e) Elétrons;

44. (MACK-SP) Se o número total de elétrons no íon [M(H2O)]2+ é igual à 50, então o número atômico de M é igual a:
a) 10;
b) 40;
c) 8;
d) 42;
e) 12;

45. (Unisinos-RS) O elétron mais energético de um átomo apresenta os seguintes números quânticos: n=3, l=1, m=-1, s=-1/2. Quantos elétrons existem na eletrosfera do átomo, convencionando que o primeiro elétron a entrar no orbital possui spin positivo:
a) 4;
b) 6;
c) 8;
d) 10;
e) 16;

46. (Mack-SP) O número de nêutrons de um átomo isóbaro do 21Sc42 e que possui para o último elétron do subnível mais energético o conjunto de números quânticos, principal, secundário, magnético e spin, respectivamente, 4, 0, 0, +1/2 é (obs: o primeiro elétron de um orbital representa spin –1/2):
a) 20;
b) 21;
c) 22;
d) 42;
e) 40;
47. (PUC-RJ) Quantas ligações p, no total, existem no composto abaixo:
H—C=C—C=C=C—C=C—H

H CH3 H H H H
f) 2;
g) 3;
h) 4;
i) 5;
j) 6;
48. (Mack-SP) O metanol, H3C—OH, representa:
f) Somente uma ligação sp-sp;
g) Ângulo de 120º entre os hidrogênios;
h) Uma ligação ss-p;
i) Dual ligações covalentes p;
j) Quatro ligações ss-sp;

49. (UEL-PR) Na fórmula H2C..x..CH—CH2—C..y..N, x e y representam respectivamente ligações:
f) Simples e dupla;
g) Dupla e dupla;
h) Tripla e tripla;
i) Tripla e simples;
j) Dupla e tripla;


50. (Etanóis-SC) Sabendo que 26Fe tem sua distribuição eletrônica como metal de transição com o oxigênio faz ligações:
f) Covalentes dativas;
g) Covalentes dativas e simples;
h) Ligações iônicas;
i) Covalentes simples;
j) Ionicas e covalentes;

51. (Cesgranrio-RJ) Sabendo que os elementos com número atômico 3, 4, 5 não compartilham da:
f) Lei de Hess;
g) Linus Pauling;
h) Lei do octeto;
i) Lei de Wanderwals;
j) Lei de Dalton;

52. (Mack-SP) O aumento da diferença de eletronegatividade entre os elementos ocasiona a seguinte ordem no caráter das ligações:
f) Covalente polar, covalente polar, iônica;
g) Iônica, covalente polar, covalente polar;
h) Covalente apolar, iônica, covalente polar;
i) Covalente apolar, covalente polar, iônica;
j) Iônica covalente apolar, covalente polar;
53. (Esal-MG) A alotropia consiste em:
f) A existência de fórmulas semelhantes;
g) A existência de produtos diferentes com a mesma fórmula;
h) A existência de produtos diferentes com o mesmo elemento químico;
i) A existência de diferentes elementos químicos em um mesmo produto;
j) N.D.A..;

54.(Ufpa) A realização de experiências com descargas elétricas em tubo de vidro fechado contendo gás a baixa pressão, que produz raios catódicos. Esses raios são constituídos de:
f) Nêutrons;
g) Partículas alfa;
h) Raio-x;
i) Prótons;
j) Elétrons;

55. (MACK-SP) Se o número total de elétrons no íon [M(H2O)]2+ é igual à 50, então o número atômico de M é igual a:
f) 10;
g) 40;
h) 8;
i) 42;
j) 12;

56. (Unisinos-RS) O elétron mais energético de um átomo apresenta os seguintes números quânticos: n=3, l=1, m=-1, s=-1/2. Quantos elétrons existem na eletrosfera do átomo, convencionando que o primeiro elétron a entrar no orbital possui spin positivo:
f) 4;
g) 6;
h) 8;
i) 10;
j) 16;

57. (Mack-SP) O número de nêutrons de um átomo isóbaro do 21Sc42 e que possui para o último elétron do subnível mais energético o conjunto de números quânticos, principal, secundário, magnético e spin, respectivamente, 4, 0, 0, +1/2 é (obs: o primeiro elétron de um orbital representa spin –1/2):
f) 20;
g) 21;
h) 22;
i) 42;
j) 40;


58. Os pontos de fusão e ebulição dos componentes abaixo são
F: -219,6ºC e -181,1ºC Hg: -38,8ºC e 356,6ºC
Cl: -101ºC e -34,6ºC I: 113,5ºC e 184ºC
A 120ºC teremos no estado líquido:
a) Mercúrio e Iodo;
b) Flúor e Mercúrio;
c) Flúor e Cloro;
d) Mercúrio e Cloro;
e) Cloro e Iodo;

59. Um produto X tem densidade de 19,3g/cm3. Sabe-se que ao fabricar uma jóia com um décimo de cm3 e comprou mais 38,6g. Quantas gramas e quantos cm3 teremos:
a) 5g e 1cm3;
b) 2g e 2cm3;
c) 19,3 e 3cm3;
d) 1,93g e 2cm3;
e) 19,3g e 2cm3;

60. O ar atmosférico seco é formado por
gás nitrogênio 78%
gás oxigênio 21%
gás argônio 1%
gás carbônico 0,03%
É incorreto afirmar que o ar atmosférico é:
a) Sistema homogêneo;
b) Monofásico;
c) Mistura heterogênea;
d) Mistura homogênea;
e) 4 componentes

61. A jóia com 25% de cobre e 75% de ouro e o aço formado por ferro e carbono podem ser chamados de:
a) Sistema monofásico e heterogêneo;
b) Misturas homogêneas;
c) Misturas heterogêneas;
d) Sistemas bifásicos homogêneos;
e) Homogêneo e heterogêneo;

62.Materiais que em PF e PE ocorrem em determinada faixa de temperatura e apresentam densidades diferentes em função de sua composição são constituídos:
a) Por mais de uma substância;
b) Por uma só substância;
c) Por substância azeotrópica;
d) Por substância eutética;
e) Por substância pura;

63. A mistura de água e sal e de água e óleo são respectivamente:
a) Misturas azeotrópicas;
b) Misturas monofásica e homogênea;
c) Misturas homogênea e heterogênea;
d) Misturas bifásica e heterogênea;
e) Misturas bifásica e monofásica;

64. Considere os seguintes materiais e veja quais são substâncias puras:
a) Água de rios, salmoura, leite e ferro;
b) Aço, gasolina, ouro18 e ar atmosférico;
c) Ferro, aço, ar atmosférico e ouro24;
d) Ferro, álcool etílico, H2O e O2;
e) O2, H2O, ouro18 e aço;
65. Em um laboratório de química foram preparadas as seguintes misturas:
I-água e gasolina;
II-água e sal;
III-água e areia;
IV-gasolina e sal;
V-Gasolina e areia;
Quais misturas podem ser homogêneas:
a) Nenhuma;
b) Só a II;
c) II e III;
d) I e II;
e) II e IV;
66. Sendo um sistema heterogêneo composto de mais de uma fase podemos afirmar que:
a) Substância pura é um componente em diferentes estados físicos;
b) Substância pura é um componente em iguais estados físicos;
c) Substância pura com mais de um componente num mesmo estado físico;
d) Mistura heterogênea num mesmo estado físico;
e) N.D.A.;

67. O ar atmosférico composto por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e argônio é considerado:
a) Sistema homogêneo, monofásico, mistura heterogênea com 4 componentes;
b) Sistema heterogêneo, monofásico, mistura homogênea, mistura homogêneo com 4 componentes;
c) Sistema homogêneo, monofásico, mistura homogênea com 4 componentes;
d) Sistema homogêneo, monofásico, mistura homogênea com 1 componente;
e) Sistema heterogêneo, 4 fases, mistura homogênea com 4 componentes;


68. Os pontos de fusão e ebulição dos componentes abaixo são
F: -219,6ºC e -181,1ºC Hg: -38,8ºC e 356,6ºC
Cl: -101ºC e -34,6ºC I: 113,5ºC e 184ºC
A 115ºC teremos no estado gasoso:
f) Mercúrio e Iodo;
g) Flúor e Mercúrio;
h) Flúor e Iodo;
i) Mercúrio e Cloro;
j) Cloro e Flúor;
69. Sendo um sistema heterogêneo composto de mais de uma fase podemos afirmar que:
f) Substância pura é um componente em diferentes estados físicos;
g) Substância pura é um componente em iguais estados físicos;
h) Substância pura com mais de um componente num mesmo estado físico;
i) Mistura heterogênea num mesmo estado físico;
j) N.D.A.;

70. O ar atmosférico composto por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e argônio é considerado:
f) Sistema homogêneo, monofásico, mistura heterogênea com 4 componentes;
g) Sistema heterogêneo, monofásico, mistura homogênea, mistura homogêneo com 4 componentes;
h) Sistema homogêneo, monofásico, mistura homogênea com 4 componentes;
i) Sistema homogêneo, monofásico, mistura homogênea com 1 componente;
j) Sistema heterogêneo, 4 fases, mistura homogênea com 4 componentes;

71. Em um laboratório de química foram preparadas as seguintes misturas:
I-água e gasolina;
II-água e sal;
III-água e areia;
IV-gasolina e sal;
V-Gasolina e areia;
Quais misturas podem ser homogêneas:
f) Nenhuma;
g) Só a II;
h) II e III;
i) I e II;
j) II e IV;


72.Considerando-se as espécies químicas:
I- 20Ca40 III- 20Ca42+2 V- 28Ni59+2
II- 17Cl35- IV- 27Co59+2 VI- 30Zn65
Podemos afirmar que as espécies que apresentam o mesmo número de elétrons são:
a) II e III;
b) V e VI;
c) I e III;
d) V e IV;
e) IV e VI;
73. Sabemos que um mol de H2O2 corresponde à 34g então 102g correspondem à:
a) 3 mols e 12,04.1023 átomos;
b) 2,5 mols e 18,06.1023 átomos;
c) 2,5 mols e 15,05.1023 átomos;
d) 3 mols e 18,06.1023 átomos;
e) 3 mols e 6,02.1023 átomos;
74. A combustão completa do gás etano(C2H6) terá os seguintes coeficientes:
a) 2 / 2 / 4 / 6;
b) 2 / 7 / 4 / 6;
c) 1 / 2 / 1 / 2;
d) 1 / 7/2 / 1 / 2;
e) 2 / 7/2 / 2 / 2;
75. Sobre a equação não balanceada da combustão de um mol de reagente:
CnH2n-2+O2 à CO2+H2O
Assinale a alternativa incorreta:
a) O nº de mol de CO2 é igual a n;
b) Se n é igual a 2, então CnH2n-2 só pode ser etino;
c) O nº de mol de oxigênio necessário é de 3n-1/2;
d) CnH2n-2 é um hidrocarboneto;
e) Se n é igual a 3, então CnH2n-2 só pode ser propino
76. O ácido carboxílico chamado de octanóico tem a seguinte fórmula molecular:
a) C8H16COOH;
b) C7H12COOH;
c) C7H11COOH;
d) C7H15COOH;
e) C8H15COOH;
77. Um produto X tem densidade de 19,3g/cm3. Sabe-se que ao fabricar uma jóia com um décimo de cm3 e comprou mais 38,6g. Quantas gramas e quantos cm3 teremos:
f) 5g e 1cm3;
g) 2g e 2cm3;
h) 19,3 e 3cm3;
i) 1,93g e 2cm3;
j) 19,3g e 2cm3;




78. Os pontos de fusão e ebulição dos componentes abaixo são
F: -219,6ºC e -181,1ºC Hg: -38,8ºC e 356,6ºC
Cl: -101ºC e -34,6ºC I: 113,5ºC e 184ºC
A 120ºC teremos no estado líquido:
k) Mercúrio e Iodo;
l) Flúor e Mercúrio;
m) Flúor e Cloro;
n) Mercúrio e Cloro;
o) Cloro e Iodo;

79. Um produto X tem densidade de 19,3g/cm3. Sabe-se que ao fabricar uma jóia com um décimo de cm3 e comprou mais 38,6g. Quantas gramas e quantos cm3 teremos:
k) 5g e 1cm3;
l) 2g e 2cm3;
m) 19,3 e 3cm3;
n) 1,93g e 2cm3;
o) 19,3g e 2cm3;

80. O ar atmosférico seco é formado por
gás nitrogênio 78%
gás oxigênio 21%
gás argônio 1%
gás carbônico 0,03%
É incorreto afirmar que o ar atmosférico é:
f) Sistema homogêneo;
g) Monofásico;
h) Mistura heterogênea;
i) Mistura homogênea;
j) 4 componentes

81. A jóia com 25% de cobre e 75% de ouro e o aço formado por ferro e carbono podem ser chamados de:
f) Sistema monofásico e heterogêneo;
g) Misturas homogêneas;
h) Misturas heterogêneas;
i) Sistemas bifásicos homogêneos;
j) Homogêneo e heterogêneo;

82. Materiais que em PF e PE ocorrem em determinada faixa de temperatura e apresentam densidades diferentes em função de sua composição são constituídos:
f) Por mais de uma substância;
g) Por uma só substância;
h) Por substância azeotrópica;
i) Por substância eutética;
j) Por substância pura;

83. A mistura de água e sal e de água e óleo são respectivamente:
f) Misturas azeotrópicas;
g) Misturas monofásica e homogênea;
h) Misturas homogênea e heterogênea;
i) Misturas bifásica e heterogênea;
j) Misturas bifásica e monofásica;

84. Considere os seguintes materiais e veja quais são substâncias puras:
f) Água de rios, salmoura, leite e ferro;
g) Aço, gasolina, ouro18 e ar atmosférico;
h) Ferro, aço, ar atmosférico e ouro24;
i) Ferro, álcool etílico, H2O e O2;
j) O2, H2O, ouro18 e aço;
85. Em um laboratório de química foram preparadas as seguintes misturas:
I-água e gasolina;
II-água e sal;
III-água e areia;
IV-gasolina e sal;
V-Gasolina e areia;
Quais misturas podem ser homogêneas:
k) Nenhuma;
l) Só a II;
m) II e III;
n) I e II;
o) II e IV;
86. Sendo um sistema heterogêneo composto de mais de uma fase podemos afirmar que:
k) Substância pura é um componente em diferentes estados físicos;
l) Substância pura é um componente em iguais estados físicos;
m) Substância pura com mais de um componente num mesmo estado físico;
n) Mistura heterogênea num mesmo estado físico;
o) N.D.A.;

87. O ar atmosférico composto por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e argônio é considerado:
k) Sistema homogêneo, monofásico, mistura heterogênea com 4 componentes;
l) Sistema heterogêneo, monofásico, mistura homogênea, mistura homogêneo com 4 componentes;
m) Sistema homogêneo, monofásico, mistura homogênea com 4 componentes;
n) Sistema homogêneo, monofásico, mistura homogênea com 1 componente;
o) Sistema heterogêneo, 4 fases, mistura homogênea com 4 componentes;



88. (Cesgranrio-RJ) Considere os elementos abaixo e assinale a opção correta:
I II III IV V VI VII
19K40 8O16 18Ar40 8O17 17Cl37 8O18 20Ca40

k) I e III são isótopos, II, IV e VI são isóbaros;
l) III e VII são isóbaros, V e VII são isótonos;
m) II, IV e VI são isótopos, III e VII são isótonos;
n) II e III são isótonos, IV e VI são isóbaros;
o) II e IV são isótonos, V e VII são isóbaros;

89. (PUCCAMP-SP) A espécie química Pb+2 apresenta 125 nêutrons. Podemos afirmar que o total de partículas em seu núcleo é (dado Pb: Z=82)
a) 205;
b) 207;
c) 206;
d) 208;
e) 209;

90. (UFSE) A configuração eletrônica 4s2,4p5 representa os elétrons de valência do elemento químico com número atômico:
f) 22;
g) 35;
h) 25;
i) 33;
j) 47;

91. (UNEB-BA) Dados os números atômicos abaixo, representam elementos químicos com o mesmo número de elétrons de valência:
I- 17 II -26 III- 35 IV- 36
f) I e II;
g) I e III;
h) II e III;
i) II e IV;
j) III e IV;

92. (UEL-PR) Quantos prótons há no íon X +3 de configuração 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10:
f) 25;
g) 33;
h) 31;
i) 51;
j) 56;



93.Qual a concentração comum de uma solução de 4000 mL na qual estão diluídos 1 Kg de NaCl?









94. Qual a densidade de uma peça de metal com massa igual a 2 quilos e volume igual a 1000 cm³?





Sabendo que uma jóia é décimo de cm³ e pesa 1,9 qual a densidade desse material?






Qual a porcentagem de soluto presente em uma solução com 1600 mL de água , sabendo que foram diluídos 400 gramas de um sal









Qual a velocidade média de uma reação?






Quais os fatores que influenciam em uma reação?

O que é teoria das colisões?




Para preparar uma jóia ouro 18 misturada ao Cu o joalheiro faz a mistura através da ................. cujas temperaturas são de........................,.............. respectivamente.



Fale são os gases poluentes da atmosfera.








10. Qual a composição e porcentagens do ar atmosférico



1. Materiais que em PF e PE ocorrem em determinada faixa de temperatura e apresentam densidades diferentes em função de sua composição são constituídos:
k) Por mais de uma substância;
l) Por uma só substância;
m) Por substância azeotrópica;
n) Por substância eutética;
o) Por substância pura;

2. A mistura de água e sal e de água e óleo são respectivamente:
k) Misturas azeotrópicas;
l) Misturas monofásica e homogênea;
m) Misturas homogênea e heterogênea;
n) Misturas bifásica e heterogênea;
o) Misturas bifásica e monofásica;

3. Considere os seguintes materiais e veja quais são substâncias puras:
k) Água de rios, salmoura, leite e ferro;
l) Aço, gasolina, ouro18 e ar atmosférico;
m) Ferro, aço, ar atmosférico e ouro24;
n) Ferro, álcool etílico, H2O e O2;
o) O2, H2O, ouro18 e aço;

4. Faça a nomenclatura dos ácidos e diga se são forte, médios ou fracos.
a. HClà
b. HI à
c. H SO à

5. Faça as fórmulas e a nomenclatura das bases a seguir:
a. NaOHà
b. Ca(OH)
c. Al(OH)

6. Faça os compostos iônicos entre;
à1 elemento da família 2 A e 1 da 7 A
à1 ll ll ll 1 A e 1 da 6 A

7. (OSEC/SP) A configuração eletrônica de uma espécie química com número atômico 12 é: 1s2, 2s2, 2p6 que se refere a:
a) Átomo;
b) Um cátion monovalente;
c) Ânion monovalente;
d) Ânion bivalente;
e) Cátion bivalente;

8. (UA-AM) Em relação à isotopia, isobaria e isotonia, podemos afirmar que:
a) Isóbaros são entidades químicas que possuem mesmo número de prótons;
b) Isótopos são entidades químicas que possuem mesmo número de massa;
c) São relações que dizem respeito ao núcleo e à esfera do átomo;
d) São relações que dizem respeito apenas à eletrosfera;
e) Isótonos são entidades químicas que possuem mesmo número de nêutrons;

9. (PUC-RJ) O número atômico do elemento X é 30. Os íons X+2 e Y-3 são isoelétricos. Identifique a opção correta para o número atômico de Y:
a) 33;
b) 30;
c) 31;
d) 28;
e) 25;

10. (ITA-SP) Com relação às duas configurações eletrônicas de um mesmo átomo:
1 . 1s2 2s2 2p6 3s1;
2 . 1s2 2s2 2p6 6s1;
Indique a alternativa falsa:
a) A passagem de 2 para 1 emite radiação eletromagnética;
b) 1 representa a configuração eletrônica de um átomo de Sódio não excitado;
c) a energia de ionização de 2 é menor que a de 1;
d) 1 e 2 representam eletrosferas de elementos diferentes;
e) É necessário fornecer energia para passar de 1 para 2;





11. (Unirio-RJ) A configuração eletrônica do íon Fe+3, no estado fundamental, é: (dado Fe: Z=26 e Ar: Z=18)
a) [Ar] 3d3 4s1;
b) [Ar] 3d4 4s1;
c) [Ar] 3d5;
d) [Ar] 4s2 3p6;
e) [Ar] 4s2 3d3;


11. Faça as regras de três :

a. Quantos gramas temos em 3 mols de Cálcio ( A= Ca = 40g).




b. Quantos mols temos em 90 gramas de água ( H=1 g e O=16g)

domingo, 7 de junho de 2009

MORIN,Edgar. Os sete saberes necessários para educação do futuro

Os sete saberes necessários à educação do futuro




RESENHA
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro

POR: Eloi Inácio Kuhn

1- A SEGUEIRA DO CONHECIMENTO: O ERRO E A ILUSÃO

Edgar Morin vislumbrou a necessidade da contextualização do problema posto. Ler as entrelinhas, apontando as falsas interpretações que podem ser dadas aos mais diferente escritos, falas ou episódios.
Na ótica de observador percebemos que nunca estamos diante do que imaginamos ver, por outro lado, pecamos por exageros e extrapolamos em nossas considerações a respeito dos mais diferentes assuntos. Alinhavamos pré-conceitos a respeito de tudo e todos guiados por aparências, crenças, orientações morais ou por ignorância sobre referido temas ou situação. Outro fato a ser analisado é o conceito concebido sobre o que é a verdade, sem um exame mais detalhado do sentido daquelas verdades, de que épocas são, se tais conceitos não são arcaicos e superados ou suplantados.
Tentaremos exemplificar este primeiro ponto: O petróleo está onde? Abaixo de que? Do pré-sal? Mas, como se ele é de “origem orgânica”, oriunda de animais não deveria boiar por ser menos denso que a água? E como tem dois quilômetros de espessura de pré-sal sobre ele, quer dizer que um dia a vida foi extinta nos mares?
Se no mar morto a concentração de sal chega em torno de 20 gramas litro e já não existe vida e um ser humano bóia sobre as águas imagine se chegar ou passar de seu “coeficiente de solubilidade” que é a 25º C de 360 /L ? Os animais marinhos não afundariam flutuariam e seus restos boiariam.
É imaginário? Pode ser, mas, se abre um leque de novas versões tentando encontrar uma(s) nova(s) verdade (s).
Morin também se refere ao lado “cognitivo” que pode despertar um estado de destemperamento (fúria) ou rebeldia e descontentamento. Ao “conhecimento da percepção” e nos faz ver nossa aceitação, das nossas teorias num todo. As reações emocionais onde produzimos nossas fantasias (o ariscar-se), nossa compreensão dos fotos do nosso entorno, momentos que não devem ser interpretadas como o auge do estado de espírito em prol do prazer próprio ou do contentamento e satisfação nem alavancar nossas teorias sobre os fenômenos, se bem que a sede do incerto nos provoca, podendo nos levar a gloria ou ao desastre através da experiência. Necessitamos experimentar para conhecer, ou justificar um conhecimento, levando-se em conta que razão e emoção andam lado a lado também não podendo ser dissociados.
Pode-se dizer, que nossos erros advêm muitas vezes dos saberes estáticos ou compilados de em seqüência de leis (newtianas) ou da possibilidade da fragmentação separando os saberes como se fosse possível fragmentar a mente e o ser humano como num passe da mágica química pudéssemos produzir tal fenômeno.
A ilusão é o próprio erro, faz-nos divagar, esquecendo o conjunto, de olhar para nós mesmos não na tentativa de mensurar, ou atribuir qualidades, números aos fenômenos, mas em uma forma de autoconhecimento.

2- O CONHECIMENTO PERTINENTE

No segundo ponto se acentua o conhecer do instrumento ( ex:violão) como um todo e não apenas uma parte isolada (uma corda). Assim sendo o educador deverá não só dominar a sua área, mas conhecer o conjunto de conhecimentos básicos e da realidade de um todo, ai a necessidade de um conhecimento e ou planejamento interdisciplinar onde as conexões entre os saberes se enlaçam criando um novo contexto e uma nova visão de realidade. A educação pode ser comparada a “teia da vida” (Capra), onde os saberes interdependem.
Tentaremos exemplificar; em físico-químico, o terror dos vestibulandos tem muito pouco de física ou química, mas sim, leitura e interpretação e cálculos matemáticos, portanto, a necessidade de uma didática apurada para promover uma maestria convincente ante aos educandos pelos profissionais em Ciências Químicas.
Neste ponto pode-se analisar o quanto estamos presos em nosso “mundinho” nos centralizamos em nossa efetivação, em nossa disciplina, esperando que o mundo acabe ou nos conduza a aposentadoria, para que possamos nos queixar, que os alunos nos testaram esquecendo que não tínhamos respostas para dar ou satisfazer sua curiosidade. Penamos 30 ou 35 anos, mas, não nos sujeitamos a apreender algo de novo, ou replanejar nossos currículos escolares, abandonar os velhos livros da ditadura (didáticos).
Nós professores somos os grandes culpados pelo desastre da educação, por estarmos muito distante do que os antigos gregos já sabiam “educar é uma ação de dentro para fora”, (Sócrates) educar é um processo que vai além de oferecer conhecimento, é extrair o que tem de melhor no ser humano. Os termos ironia e maiêutica definem sua ação de “ensinar”
Os gregos viam o processo da aprendizagem como algo que vinha da brincadeira ( o lúdico de Ruben Alves ). A palavra que define educação era paidéia idêntica ao termo usado para brincar paidia. Para Platão, a vida deve ser como uma brincadeira.
A educação deveria ser um constante investigar, criar, analisar, discutir, formar, e reflexão de idéias (visão de mundo) em níveis gerais, abstratos ou fundamentais.


3- ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA


Neste ponto o autor mostra que nossa identidade de ser humano foi totalmente rasurada. Somos guiados e comparados a máquinas, agindo como programados, e descartados quando não mais interessamos ou perdemos o foco de interesse de quem usufrui os nossos serviços.
O sistema (capitalismo) nos obriga a esquecer nosso passado, erros e defeitos são de dimensões fundamentais no processo para uma eventual acusação de fracasso. A falta da identidade humana é que nos bitola, nos faz doentios, nos tiraram ou cerceiam o direito de correr riscos ou de viver para o novo. O preço a pagar será muito alto, neuroses e psicoses são indícios desta recente criação humana.
O ser humano biológico é parte de uma espécie que depende de suas ações, ou seja, sua sobrevivência em grande parte depende dele mesmo. Nosso convívio social nossa biologia e psicologia estão em um emaranhado indecifrável e faz de cada ser o único em suas peculiaridades, portanto não devemos “formar” pessoas para um determinado oficio, e sim deixar que siga sua identificação peculiar por que o ser humano não pode ou deveria ser programado ou adestrado para cumprir uma função.
O ser humano trás em sua característica genética a aprendizados de milhões de anos de desenvolvimento desde a matéria que evoluiu a inteligência e consciência, mas os caracteres primitivos nos acompanham e a qualquer momento os vulcões hormonais poderão se manifestar e fazer de um submisso ser, uma fera.
Necessitamos estar em contato com indivíduos da mesma espécie num âmbito social de forma que a espécie se perpetue.
A loucura de produzir e consumir, o ter antes do ser......
Cabe a nós fazer uma revolução multidisciplinar entre todas áreas do conhecimento e a revolução deve sair da educação, com estudos direcionados as condições e reorganização de estudos antropológicos, ambientais, meteorológicas, exatas e humanas desenvolvendo o ser humano ou devolvendo a ele o que trás de berço.

4- A IDENTIDADE TERRENA

Neste item se entende a dificuldade de entendimentos e da compreensão (compreendere ) do grego, que significa ( colocar todos juntos )do ser humano. O convívio social, e vida em família estão cada vez mais difíceis, pela diferença cultural. Perdeu-se o dialogo entre grupos familiares por questões óbvias de choques culturais, onde pais foram criados em um regime de ditadura e filhos que aproveitam a liberdade democrática e a traduzem para libertinagem. É comum ouvir os pais dizendo “estaria de acordo que voltasse a ditadura” referindo-se a mão de ferro, para como certas atitudes eram reprimidas.
Cabe a nos entender que estamos em um mesmo espaço (planeta /mundo) e temos diferenças tão abruptas e difíceis de suplantar.
Num âmbito geral e educação também tem parte de culpa neste enredo, como nem todas as pessoas tem condições de freqüentar boas escolas, é óbvio que os marginalizados do saber não conseguem acompanhar uma discussão aberta sobre os mais diferentes temas comum no dia a dia, não permitindo a comunicação humana de uma forma compreensível a todos os membros do grupo social.
Também vale considerar os aspectos da linguagem não verbal como, por exemplo, as expressões faciais, o contato visual, movimento corporal, posturas e contato corpo a corpo que muito dizer sobre o que queremos e ou necessitamos. As manifestações como choro e riso trazem um amplo aspecto de comunicação, com os mais diferentes modos de interpretação.
Para muitas pessoas a comunicação se torna difícil e por conseqüência sua aceitação em diferentes grupos por sua vergonha e acanhamento. Outras ainda têm dificuldade de relacionamento e comunicação por suas atitudes anti-sociais que provocam um afastamento muitas vezes com revolta das partes. A “incompreensão” também pode ser lida “estar afastado” trás grandes danos ao psíquico dos seres.
Muitas vezes se faz o mínimo de esforço para ouviu ou entender alguém (menos informado pobre ou humilhado) e tentamos nos sobrepor arraigado a experiências anteriores esboçando a nossa superioridade em relação ao comunicante, estabelecendo níveis sociais (castas) dentro da mesma espécie (humana).
Urge em nossa educação mesmo precária um “descer do salto ou podar a língua” e nos compadecer com a dor à lágrima e súplica dos outros para que uma comunicação se restabeleça, novamente partindo de um replanejamento das atitudes do profissional da educação.
Entre os próprios profissionais tem-se grande necessidade de abrir este canal de comunicação, esquecendo do individualismo, egocentrismo partindo para uma busca dos valores perdidos ou adormecidos.

5 -A INCERTEZA

Neste capitulo Morin nos desperta para o questionamento e a dúvida, ante as certezas dos aspectos estudados. Foi-se tempo ou deverá ir de o professor só proferir o conhecimento cientifico que nossas constituições nos induzem a pregar. As certezas deverão servir como base para o questionamento enchendo nossa vida de interrogações. A busca por respostas permeia nosso modo de agir em sala e fora dela, onde, no nosso entender nenhuma verdade é absoluta e nenhum ensinamento deve ser ministrado desta maneira.
Vejamos: matemática é exata? Mas, onde se estuda probabilidade? Ou estatística? Ou ainda, qual o quadrado perfeito de 41 para perpetuar o teorema de Pitágoras, em um triangulo retângulo com catetos de 4cm e outro de 5cm? “Onde a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”
O próprio universo está sempre mostrando suas incertezas nosso planeta evoluiu a condições da abrigar diferentes níveis de vida, com uma certeza um dia sucumbirá, mas incertezas infinitas, o ser humano é uma incerteza evoluímos, mas não estamos prontos, continuamos evoluindo, ninguém saberá o final.
O futuro é incerto, a certeza da morte a incerteza do dia, ou de uma catástrofe final com o planeta. A certeza do alimento a incerteza da qualidade e quantidade disponível; afinal o que temos de certeza? Sabemos que nossa história está recheada de catástrofes e que a própria vida depende das catástrofes naturais, como exemplo o vulcanismo que não deixou a terra congelar, os asteróides, que surpresas nos reservam nossas galáxias vizinhas?


6- ENSINAR A COMPREENSÃO

No sexto tópico ele tenta nos acordar para nossa mesquinhez ante o planeta mostrando-nos a pequenez do nosso astro e nossa condição de viajantes do espaço abordo de uma pequena esfera da qual desafiamos os limites diariamente. Em nosso planeta a vida se fez ao acaso, por estarmos navegando numa distancia tal que o calor do sol nos proporcionou calor suficiente juntamente com o calor do núcleo da terra, para que se formasse uma camada de gases estufa capazes de manter a temperatura terrestre com pouquíssimas variações durante milhões de anos e a vida se fez capaz saindo das profundezas dos oceanos para a terra em um longo ciclo evolutivo a ponto de a matéria chegar à inteligência.
O maior gargalo é condicionar as pessoas de que somos apenas parte desta matéria que temos um destino comum o que nos remete a teia da vida onde interdependemos e que cada ser que se perde ou é extinto solta uma parte desta teia a ponto de nós sucumbirmos muito antes do último ser animado.
Nosso planeta é um planeta vivo aqui a vida acontece a partir da fotossíntese e é capaz de se regenerar e se recompor ao longo do tempo, mas, para este tipo de vida que temos em nosso tempo “ele” está saturado, desgastamos os nutrientes de tal forma que já necessitamos correções no solo para que este não deixe faltar alimentos para esta super população.
Com o advento do século XXI o mundo “estava” em épocas de globalização com a mídia transmitindo fenômenos de forma instantânea e as distâncias diminuíram ainda mais de forma que hoje algo acontece no outro lado do planeta e sabemos em questões de minutos mostrando ainda mais nossa fragilidade neste universo.
As ameaças do homem contra sua própria espécie são de toda ordem, alimentos modificados, drogas controladas ou mesmo as armas químicas e biológicas nos aterrorizam de forma que o stress nos torna impulsivos e agressivos.
O ser humano destrói mais que todas as espécies em conjunto ou talvez mais que todos os seres que já habitaram o planeta antes de nós, causando uma grande metamorfose no aspecto visual, físico e ambiental sobre planeta.
Nosso planeta está no limite e cabe a escola ditar os rumos “possíveis” para que a vida se mantenha durante o maior tempo possível.

7º A ÉTICA DO GÊNERO HUMANO

No último ponto o autor nos recorda de que necessitamos acordar para aquilo que o ser humano nunca deveria ter perdido a ética. A antropo-ético, como Morin coloca, nos recorda da nossa condição de indivíduo na sociedade formada pela mesma espécie, com semelhança de condições, direitos e deveres comuns a todos do meio.
O aspecto moral e ético juntamente com sua autonomia são virtudes do ser humano, não esquecendo nossa conjuntura social que deveria ser democrática nunca esquecendo do nosso semelhante em seus direitos e limites bem com sua aceitação no grupo tal qual ele é (inclusão social) para que todos convivam e tenham oportunidades iguais.
A transgressão das ordens postas com uso de qualquer subterfúgio para provocar danos ou levar vantagens, séria penalizável, o abuso de poder econômico tecnológico é antiético e imoral e nos distancia de uma cidadania plena.
E por fim, Morin propõem uma sociedade planetária onde há controle sobre o destino da humanidade, sem ameaças e desastres provocados entre os indivíduos da própria espécie.

Concluindo sabemos todos da urgente necessidade de repensar nosso modo de vida sobre o planeta, mas de boas intenções não podemos viver, é necessário pôr mãos à obra e orientar os docentes de seu papel ante todo os contratempos que a vida nos prega, se possível retirando-os das salas de aula e reeducando os mestres, para que acordem para sua nobre missão.
A mudança deve acontecer em um amplo sentido, começando pelos formadores de opinião (mestres e doutores) que recebem os acadêmicos oriundos de escolas sucateadas, criar idealistas e orientar para que consigam movimentar “massas” para um acordar do berço esplendido no qual achamos nos encontrar.

Particularmente conhecia a obra de Morin, mas não me surpreende, pois, prega o óbvio e apenas nos diz por escrito aquilo que estamos “roucos” de “gritar” aos quatro ventos dioturnamente, mas, nos leva a uma reflexão mais profunda da nossos condição humana acentuando pontos muitas vezes esquecido, ou não citados para que a verdade não doa tanto.


Elói Inácio Kuhn
(mestrando em Ciências da educação)