domingo, 15 de agosto de 2010

MANDAMENTOS PARA O ECOCIDADÃO

50 MANDAMENTOS PARA O ECOCIDADÃO





Não se preocupe, ações não afetam o bolso nem exigem grandes esforços.
Numa pesquisa de opinião pública recente, os brasileiros não incluíram o meio ambiente entre suas preocupações principais. Em compensação, revelaram-se dispostos a assumir pequenas ações ecologicamente corretas, como separar o lixo para reciclagem (78% concordaram) e economizar energia. Os brasileiros só não parecem dispostos a colaborar com o meio ambiente quando essa ajuda implica em gastar mais dinheiro. Por isso, elencamos aqui 50 boas ações, que sem afetar o bolso nem exigir grandes esforços, podem colaborar para reduzir os estragos que, às vezes sem saber, provocamos ao ambiente em nosso dia-a-dia.

ELETRODOMÉSTICOS

1 - Evite comprar eletrodomésticos que não sejam muito necessários, como facas elétricas, máquinas de fazer sucos, máquinas de café, etc.
2 - Não utilize a parte detrás da geladeira para secar roupas e sapatos.
3 - Compre geladeiras com o selo "greenfreeze", sem o gás CFC, que ataca a camada de ozônio.
4 - Evite colocar alimentos quentes na geladeira, por aumentar o consumo de energia.
5 - Não coloque a geladeira perto do fogão ou de uma janela que recebe muito Sol; ela terá de trabalhar mais para se manter fria.
6 - Feche sempre bem a porta da geladeira. Aberta, há um maior consumo de energia para manter a temperatura. Não deixe a porta aberta enquanto pensa no que vai tirar dela, nem a abra e feche repetidas vezes.
7 - Evite manter a temperatura interna do refrigerador inferior a 5 ou 6 graus. Isso aumenta o consumo energético em cerca de 7%.
8 - Prefira geladeira com descongelamento manual por gastar menos energia.
9 - Opte por lavar roupas na máquina a frio. Isso economiza de 80% a 92% de energia.
10 - Só lave roupa com a máquina cheia. Cada lavagem consome 150 litros de água.
11 - Só use a secadora de roupas em casos extremos, de muito frio ou muita chuva.
12 - Prefira panelas de pressão. Mais rápidas, elas consomem menos energia.
13 - Procure sempre tampar as panelas, especialmente para aquecer água ou sopa. Isso pode reduzir em 30% a energia necessária e o tempo de preparação.
14 - Desligue as bocas do fogão minutos antes de a comida ficar pronta. Elas ainda se manterão quentes por um tempo. O mesmo pode ser feito com o ferro de passar roupa.
15 - O vapor do ferro aumenta o consumo de eletricidade. Por isso passe a ferro com a roupa um pouco úmida ou use um borrifador

ALIMENTOS

16 - Evite comprar alimentos que contenham aditivos, corantes e conservantes desnecessários.
17 - Compre frutas e vegetais orgânicos, por não usarem agrotóxicos em seu cultivo.
18 - Procure se certificar de que a carne comprada provém de animais criados em boas condições e mortos sem sofrimento desnecessário.
19 - Recuse serviços de fast food com excesso de produtos descartáveis, como guardanapos, copos, canudos, colherzinhas de plástico, pacotes de catchup e maionese, etc.
20 - Evite comprar peixes com tamanhos abaixo dos estipulados por lei. No site da Polícia Militar de São Paulo é possível conferir os tamanhos de peixes de mar: http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/cpfm/tab_peixe.htm

PILHAS

21 - Utilize, sempre que possível, eletricidade em vez de pilhas.
22 - Prefira pilhas recarregáveis e sem adição de mercúrio.
23 - Pilhas usadas podem ser descartadas nos postos autorizados de cada marca, como Rayovac, Duracell, Sony. Os sites e os serviços de atendimento ao consumidor fornecem os endereços.

PAPÉIS

24 - Evite papéis decorados, engessados ou perfumados. Os químicos que carregam dificultam a reciclagem.
25 - Os papéis para reciclagem não devem ser amassados, mas sim dobrados, para não ocupar volume.
26 - Evite o papel de alumínio na cozinha. A extração de bauxita costuma destruir grandes áreas de florestas e a transformação de bauxita em alumínio desperdiça energia.
27 - Use pano em lugar de papel no dia-a-dia da cozinha, inclusive como guardanapos.
28 - Compre papel higiênico não branqueado com cloro. O branqueamento produz dioxinas que, uma vez nos rios, matam peixes.
29 - Prefira produtos de papel reciclado. A média de desperdício de papel, por ano, numa casa comum, corresponde a seis árvores.
30 - Use uma fotocopiadora que imprima frente e verso e reaproveite papéis impressos em um só lado para rascunho.



ILUMINAÇÃO

31 - Procure utilizar iluminação natural ou lâmpadas fluorescentes, que gastam a quarta parte da energia que gasta uma incandescente, e duram mais.
32 - Apague as luzes quando não precisar delas. Diminuir os gastos de eletricidade ajuda a reduzir a produção de dióxido de enxofre proveniente das centrais elétricas.
33 - Pinte os cômodos da casa com cores claras. Cores escuras absorvem luz e as claras a refletem.
34 - Se possível, instale sensores de ocupação, que desligam as luzes sempre que o cômodo estiver desocupado.

LIMPEZA DA CASA

35 - Opte por uma solução de vinagre ou limão diluídos em água, em quantidades iguais, para limpar vidros e espelhos e tirar a gordura.
36 - Substitua aerossóis ou sprays pelos roll-on (especialmente os recarregáveis), pelos sticks ou pelos pulverizadores de compressão.
37 - Evite os desinfetantes coloridos colocados nas bordas do vaso sanitário, porque são muito poluentes.
38 - Troque a descarga com válvulas (que gastam 10 a 30 litros quando acionadas) por aquelas que acompanham caixas de 6 litros de água.
39 - Use tintas com baixo teor de solventes. Essências como a terebintina (líquido obtido de pinheiros, usado na mistura de tintas, vernizes e polidores) devem ser usadas nas menores quantidades possíveis.

CARRO

40 - Ao lavar o carro com mangueira, gasta-se, em média, 570 litros de água. Se você usar baldes, gastará um décimo disso.
41 - Visite uma oficina regularmente e verifique a emissão de fumaça do carro.
42 - Sempre que possível, utilize os transportes públicos, como metrô e ônibus, pegue carona, ande a pé ou de bicicleta. Assim, ajudará a reduzir a poluição.
43 - A velocidade que consome menos combustível é a moderada. Acelere gradualmente.
44 - Mantenha a pressão correta dos pneus, para impedir o desgaste prematuro deles e para poupar gasolina.
45 - Não compre um automóvel maior do que as suas necessidades. Carros mais pesados utilizam até 50% mais combustível do que os modelos mais leves.

CIDADANIA

46 - Qualquer reclamação sobre a higienização de ruas e avenidas paulistanas, cachorros que não param de latir durante a madrugada e pedidos de pontos de coleta seletiva para prédios podem ser solicitados à Prefeitura Municipal por meio do site http://sac.prefeitura.sp.gov.br/
47 - Denuncie crimes ambientais, queimadas, desmatamentos ou obras de grande impacto ambiental pela Linha Verde do Ibama, no site www.ibama.gov.br ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br
48 - Participe da Campanha de Adoção de Floresta com Araucária. No site da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), é possível "adotar" áreas nos poucos remanescentes de florestas com araucária que ainda existem. Consulte o site http://www.spvs.org.br. Entre em contato enviando um e-mail para campanha@spvs.org.br. Ou ligue no telefone (0xx41) 3242-0280.
49 - Obtenha mais detalhes das campanhas e atos realizados pelo Greenpeace no Brasil e no mundo acessando o site www.greenpeace.org.br. Veja como pode ajudar na preservação da Amazônia, do clima e dos oceanos.
50 - Proteste contra a negativa do governo americano em combater as emissões de dióxido de carbono pelas termelétricas e indústrias do país, assine a petição contra o aquecimento global, proteja os ursos polares de extinção, enviando cartas ao presidente dos EUA, George W. Bush, e à diretora da Agência de Proteção Ambiental (EPA), Christie Whitman. A rede de ciberativismo Action Network (http://actionnetwork.org/) tem modelos de textos e os endereços para envio em inglês.

***

Matéria publicada no O Estado de S. Paulo, em 05 de Junho de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário